
Após turnê de dois meses pela Europa, o Trio Baru vai desembarcar em Belo Horizonte para um encontro simbólico com a história da música brasileira. O grupo celebra 20 anos de trajetória em 2 de outubro (quinta-feira), às 20h30, no Museu Clube da Esquina, em única apresentação.
Fundado em 2005, o Trio Baru tem uma identidade marcada pelo diálogo entre o choro, o samba-jazz e a música instrumental brasileira contemporânea. Estética que encontra ressonância no Clube da Esquina, movimento que nasceu em BH e se projetou mundialmente com nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Toninho Horta.
Assim como o Clube, o Baru se caracteriza por uma sonoridade plural, fruto da fusão de linguagens, ritmos e influências que extrapolam fronteiras.
“Estar no Museu Clube da Esquina é mais do que um show – é um reencontro com parte da nossa própria formação musical”, reflete Nelson Latif, violonista e cavaquinista do grupo. “Os músicos do Clube mostraram ao mundo que a canção brasileira pode ser global sem deixar de ser nossa. Esse princípio tem inspirado a trajetória do Trio Baru desde o início”.
Repertório de clássicos e homenagens
Para esta celebração, os músicos Nelson Latif, João Bosco de Oliveira e Sandro Alves prepararam um setlist com obras como Ponteio (Edu Lobo), Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo), Santa Morena (Jacob do Bandolim) e Disparada (Geraldo Vandré), entre outras.
Haverá também arranjos próprios e homenagens a compositores como Milton Nascimento (Fé Cega, Faca Amolada/Cruzada) e Baden Powell (Canto de Ossanha/Berimbau).
“É um repertório que traduz bem nossa caminhada: reverência aos grandes mestres, diálogo com a tradição e abertura à experimentação”, destaca João Bosco de Oliveira.
Para este espetáculo, o Trio Baru convida o cantor e compositor Marcelo Godoy. Mineiro de Montes Claros e radicado em Roterdã desde 1993, Godoy integrou o grupo Banzé, referência no resgate das tradições populares. Criou projetos como a Casa Brasil Holanda e já se apresentou em palcos da Europa e África.
Trajetória e identidade
Um dos grupos instrumentais mais longevos e respeitados de Brasília, o Trio Baru nasceu em 2005 e construiu uma carreira com apresentações no Brasil e no exterior – Europa, África, Oriente Médio e Américas.
Para o percussionista carioca Sandro Alves, que integra o grupo há uma década, a experiência é como uma roda que nunca para de girar. “A gente se reencontra sempre com energia renovada, mantendo a essência do início. Cada um trouxe seu tempero musical e essa mistura gerou um som único, que é a cara do trio.”
Serviço
Turnê Trio Baru 20 anos em Belo Horizonte
Data: 02/10 (quinta-feira)
Horário:20h30
Local: Museu Clube da Esquina (Rua Paraisópolis, 738 – Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)
Ingressos: R$ 20 | Entrada ao Museu: R$ 5
Mais informações: www.triobaru.com
Leia mais