
A Cia Candongas, grupo mineiro de teatro, levará para o Rio de Janeiro o espetáculo "Sísifos", enaltecendo as raízes e histórias mineiras. A apresentação será viabilizidada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Funarte, e acontecerá no no teatro Dulcina, no Centro da capital carioca, nos dias 1, 3 e 4 de dezembro.
"Sísifos" será oferecido a preços populares: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). E, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado neste sábado (3), as apresentações do fim de semana terão a presença de um intérprete de libras.
O enredo
Como a brasilidade é uma marca da Cia Candongas, sobretudo a mineiridade, o espetáculo resgata a relação do povo com as “minas”, suas delícias e suas dores.
O ponto de partida da peça é o paralelo entre a relação “vida x trabalho” que estabelecemos no mundo contemporâneo e o imaginário em torno de Sísifo, personagem da mitologia grega que, por enganar os deuses, é castigado com o trabalho eterno e repetitivo de carregar um rochedo até o cume de uma montanha.
Em cena, dois personagens refletem sobre sua relação com o poder e a felicidade, enquanto trabalham carregando suas pedras diárias. Assim, um dos principais méritos da montagem é fazer com que o público reflita sobre sua condição humana, sua presença em seu meio e sua busca pela felicidade.
A obra tem dramaturgia elaborada por Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi a partir de pesquisa realizada sobre o Teatro do Absurdo. A direção é assinada por Cláudia Henrique, também integrante do grupo, e o elenco é formado por Gustavo Bartolozzi e Wesley Simões e a produção é de Juliana Ribas.
COMPANHIA CANDONGAS
A Cia Candongas é um grupo mineiro de teatro, nascido em 1994 com a missão de fortalecer a identidade do Brasil não oficial por meio da arte. Além de peças teatrais, a Companhia também promove o ensino da arte e outras ações socioculturais na Casa de Candongas, seu Centro Cultural, situado no bairro Santa Cruz, periferia de BH.
Leia Mais: