
LOS ANGELES - O ator americano Denzel Washington receberá um prêmio honorário por sua contribuição ao cinema durante a cerimônia de entrega do Globo de Ouro, anunciou nesta terça-feira a associação da imprensa estrangeira de Hollywood, que entrega estes reconhecimentos aos expoentes do cinema.
"A longa carreira de (Denzel) Washington está repleta de incontáveis papéis à frente e atrás das câmeras", comentou Lorenzo Soria, diretor da HFPA.
O prêmio Cecil B. DeMille homenageia todos os anos uma personalidade por sua contribuição à indústria do cinema.
Denzel Washington, cuja carreira se estende por mais de quatro décadas, ficou internacionalmente conhecido como intérprete de um advogado no filme "Philadelphia" (1993), com Tom Hanks no papel principal.
O ator de 60 anos já foi premiado no passado com dois Globos de Ouro, graças ao drama sobre a Guerra de Secessão "Tempo de Glória" (1989) e "O Furacão" (1999), no qual interpretou um boxeador homônimo.
Ele também ganhou dois Oscar, um como ator coadjuvante por "Tempo de Glória" e outro como ator principal pelo suspense "Dia de Treinamento" (2001).
Recentemente foi indicado ao Oscar por sua atuação aclamada "O Voo" (2012), onde interpretou um piloto de carreira que precisa lidar com um acidente aéreo.
No ano passado, o prêmio foi para George Clooney. Jodie Foster, Steven Spielberg, Anthony Hopkins e Martin Scorsese também foram agraciados no ano passado.
A 73ª cerimônia do Globo de Ouro será celebrada em 10 de janeiro em Los Angeles