Destaque do jazz contemporâneo, Esperanza Spalding fará turnê no Brasil, com estreia em BH
Contrabaixista e cantora norte-americana se apresenta no Palácio das Artes em 14 de setembro

Considerada uma das principais artistas do jazz contemporâneo, a contrabaixista e cantora norte-americana Esperanza Spalding retorna ao Brasil para uma série de apresentações em três capitais. A turnê estreia em Belo Horizonte em 14 de setembro, no Palácio das Artes.
Os ingressos a partir de R$ 220 estão à venda pela pela plataforma da Eventim e no ponto de vendas da empresa no bairro Funcionários - rua Alagoas, 1314. As entradas também podem ser adquiridas sem taxa de conveniência na bilheteria oficial do Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena.
A artista faz da experimentação e da conexão entre culturas uma marca essencial de sua obra. Os shows no Brasil prometem ser uma rara oportunidade de experimentar ao vivo uma das vozes mais dinâmicas e de espírito livre do jazz contemporâneo.
No repertório da turnê, estão músicas de todos os álbuns da artista, incluindo o mais recente, Milton + Esperanza, gravado ao lado de Milton Nascimento.
Esperanza, que além de musicista é poeta e educadora, une técnica e liberdade criativa em uma obra que transita entre o jazz, a música clássica e o soul. Ela foi a primeira artista de jazz a receber o Grammy de Artista Revelação, em 2011.
Atualmente, Esperanza acumula cinco prêmios da cerimônia que premia os destaques internacionais da música, como o GRAMMY de Melhor Álbum Vocal de Jazz (12 Little Spells, de 2019, e Songwrights Apothecary Lab, de 2021), além de indicações aclamadas.
Relação com a música brasileira
Entusiasta da música brasileira, Esperanza Spalding dividiu o palco com Milton Nascimento no Rock in Rio 2011 e contou com a participação do cantor na faixa Apple Blossom, do disco Chamber Music Society (2010).
Em 2024 lançaram juntos Milton + Esperanza, pela gravadora Concord Music Grou. O disco soma 16 faixas registradas entre Brasil e Estados Unidos ao longo de 2023, incluindo cinco canções do compositor brasileiro. O trabalho foi indicado ao Grammy 2025 na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz.
Em fevereiro deste ano, durante a cerimônia do Grammy Awards 2025, em Los Angeles (EUA) esperanza reivindicou nas redes sociais a presença de Milton na premiação, depois que o acesso do cantor assento nas mesas do salão principal foi negado. A artista postou uma foto segurando um cartaz ilustrado com uma imagem de Bituca e a frase “This living legend shoud be seated here” (“Esta lenda viva deveria estar sentada aqui”).
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais