Diversidade marca DVD do guitarrista Kiko Loureiro

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
16/06/2014 às 10:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:01
 (Alex Solca)

(Alex Solca)

Foi aparecer um convite para uma apresentação no Auditório Ibirapuera e Kiko Loureiro sentiu que era a hora certa de gravar um DVD dedicado à sua carreira solo. Realizou um show de alto nível, sintetizando todas as linguagens que trabalhou em sua carreira, ao lado de dez artistas que se revezaram no palco. O belo resultado pode ser conferido em “The White Balance”, lançado pela Substancial Music.

“Fiz uma coisa que sempre tive vontade. Juntar em um mesmo produto todos os estilos que eu gosto. Por mais que seja um metaleiro, todo mundo sabe o quanto gosto de música brasileira”, afirma o guitarrista da banda Angra.

Para contemplar as várias linguagens em que trafega bem, Kiko pensou em três momentos para o show. No primeiro, dedicado ao heavy metal, convidou cinco músicos – entre eles, o baterista australiano Virgil Donati e o percussionista caribenho Eduardo Cubano.

A segunda parte traz um rock pesado, mas com influências dos mais diversos ritmos brasileiros. O grupo de músicos foi alterado para o set, com direito ao acréscimo do piano do cubano Yaniel Matos. “Essa turma que tocou comigo nem sabe o que é heavy metal, mal sabe o que é Iron Maiden. E mesmo assim, houve uma química perfeita”, diz o guitarrista, que encerra o DVD com uma parte dedicada ao violão solo.

Branco

Os três momentos diferenciados, mas complementares, foram importantes para a definição do título do álbum. “Escolhi o nome ‘White Balance’ por dois motivos: queria remeter ao branco para fazer uma homenagem ao Niemeyer, que criou o Auditório Ibirapuera, e porque o branco é a união de três cores primárias. O branco representa as três cores em perfeito equilíbrio”, explica.

Kiko compreende bem a diferença de realizar um show de banda tradicional e uma apresentação instrumental. Sabia que, nesse caso, era importante para o público os close-ups nos músicos virtuoses. “É sempre bom ver uma pessoa habilidosa em ação, seja um instrumentista ou um dançarino de balé ou um atleta de skate”, diz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por