Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Som no talo

Duelo de MC’s, rapper FBC, karaokê e muito mais: veja destaques musicais da Festa da Luz em BH

Festival começa nesta quinta-feira e segue até domingo no Centro da capital

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/08/2025 às 20:26.Atualizado em 13/08/2025 às 20:26.

A partir desta quinta-feira (13), o centro de Belo Horizonte recebe diversas atrações musicais durante a Festa da Luz. Com shows, karaokê e festas soundsystem - ou seja, que utilizam sistemas de som móvel -, a programação divulgada pelas redes sociais do evento será realizada no Centro de BH até domingo (17). O Viaduto Santa Tereza, o Parque Municipal e a saída da Praça Fuad Noman são alguns dos espaços transformados em palcos.

Logo no primeiro dia, a animação fica por conta do Baile da Bôta no baixio do Viaduto Santa Tereza. Com o intuito de enaltecer a cultura do Norte e do Nordeste do país, a festa utiliza as aparelhagens de som para trazer ritmos eletrônicos brasileiros, como o tecnobrega, o piseiro, o bregafunk e o pagodão baiano.

Depois, a LatinoBREGARAVE ocupa o soundsystem. A iniciativa tem o objetivo de conectar o Brasil a outros países da América Latina e convida DJ’s do Chile e da Colômbia para assumir as picapes.

Bruna Brandão, DJ, fotógrafa e responsável pelas duas iniciativas - Baile da Bôta e LatinoBREGARAVE -, participa da produção da Festa da Luz desde a primeira edição. Para ela, levar projetos próprios para o dia de abertura é uma forma de reconhecimento.

''O Viaduto Santa Tereza é um palco muito simbólico. Eu o considero o mais importante e histórico da cidade. Vai ser a minha primeira com esses dois projetos por lá, que é um lugar de resistência extremamente importante para cidade. É muita alegria, mas também muita responsabilidade'', afirma Bruna.

Rapper FBC é uma das atrações da programação

Autor de sucessos como ‘‘Se Tá Solteira’’ e ‘‘Se Eu Não Te Cantar’’, o rapper FBC é mais uma atração confirmada. O artista, nascido na Cabana do Pai Tomás, região Oeste de BH, realiza no domingo (17) o show do novo álbum, ‘‘Assaltos e Batidas’’. Lançado em junho deste ano, o disco marcado por críticas sociais e políticas será apresentado na cidade pela primeira vez.

Antes, na sexta-feira (15), o hip hop também será celebrado pela Festa da Luz. No Viaduto Santa Tereza, o Duelo de MC’s realiza mais uma comemoração pelos 18 anos de existência. À noite, haverá batalha de rimas, show com NDPCON, grafitti com o artista Thiago Alvim e performance do grupo Favelinha Dance.

Além do rap e do tecnobrega, outros ritmos urbanos embalam a Festa da Luz. No sábado (16), o funk é o protagonista no baixio do Viaduto Santa Tereza. Quem comanda a música é a NBaile, coletivo de DJs da cena da música eletrônica periférica de BH que promete transformar a rua em movimento, desejo e dança. Já no domingo (17), o coletivo Pivetz Sounds apresenta um line totalmente feminino com o Reggae das Minas no mesmo palco.

Vai ter karaokê na Festa da Luz

Ainda no sábado e no domingo, o público poderá fazer a própria performance entre uma programação e outra com o Karaokê da Bia, na Rua Sapucaí. A iniciativa, que normalmente é realizada em uma casa de festas, participa da Festa da Luz pela segunda vez.

Para Bianca Coura, idealizadora do karaokê, o projeto promove o entrosamento por meio da música. ‘‘Na rua, isso é ainda mais curioso, porque junta idosos, crianças… Ou seja, diferentes tipos de pessoas tendo a possibilidade de soltar a voz juntas’’, afirma. 

* Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por