
Destinos dos sonhos de turistas de todo mundo, Nova Iorque vai receber uma exposição do designer, grafiteiro e letrista mineiro Bernardo Sek. Após vencer uma das mais prestigiadas premiações de tipografia do mundo, o Type Directors Club (TDC), o artista inaugura nesta terça-feira (13) a mostra “Letraço – Uma porta fechada é uma tela em branco”.
O “Letraço” é um projeto visual que carrega sons: barulho de portas de aço se abrindo e se fechando, sirenes, gritos e falas. É com as 26 letras espalhadas pela capital mineira que o artista revela histórias escondidas na cidade e na poesia do cotidiano. O projeto já havia sido destaque na 14ª Bienal Brasileira de Design em 2024.
A ideia central e a execução do projeto gira em torno das fronteiras entre o design gráfico e o grafitti. Desde os primeiros editais, a artista e designer Tainá Evaristo atua como colaboradora na mediação poética da obra, costurando discursos e ampliando a leitura crítica do projeto.
Conheça Bernardo Sek
Bernardo Sek é coordenador de criação na GRECO Design, um dos escritórios mais premiados do Brasil.
Graduado em Design Gráfico pela Faculdade INAP (Instituto de Arte e Projeto) em 2011, há 15 anos trabalha na área e já desenvolveu projetos para a Rede Globo, Red Bull, Starbucks e Sony Music.
A vivência dele com a arte de rua — iniciou na pichação em 2007 e conheceu o grafite em 2008 — e suas perspectivas fizeram com que unisse harmoniosamente o design, a tipografia e o grafite, potencializando e trazendo um diferencial único para aos projetos.
* Com supervisão da editora Valeska Amorim