Espetáculo “Os Irmãos Timótheo da Costa” estreia em BH e fica em cartaz até 17 de novembro
Peça com elenco de atores globais resgata a trajetória de dois pintores negros apagados da história da arte brasileira

A história de dois dos maiores nomes esquecidos da pintura brasileira ganha os palcos de Belo Horizonte. O espetáculo “Os Irmãos Timótheo da Costa” faz sua estreia nacional no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH) e segue em cartaz até 17 de novembro, sempre de sexta a segunda-feira, às 20h.
Dirigida por Luiz Antonio Pilar e com dramaturgia de Claudia Valli, a montagem narra a trajetória dos irmãos João (1879–1932) e Arthur (1882–1922) Timótheo da Costa, artistas negros que se destacaram no início do século XX, mas foram apagados da história pela discriminação racial. O espetáculo busca resgatar suas vidas e obras, mesclando realidade e ficção em formato musical.
A protagonista Irene, interpretada por Jeniffer Dias (conhecida pela série Rensga Hits, do Globoplay), é uma pesquisadora que decide escrever uma peça sobre os irmãos e se depara com o apagamento histórico que os envolve. O elenco também conta com Lucas da Purificação (Impuros, Disney+), Luciano Quirino (Êta Mundo Bom!), Pablo Áscoli (Elis, A Musical) e Sérgio Kauffmann (Garota do Momento, 2024/2025).
O espetáculo tem trilha sonora ao vivo com composições do avô dos artistas, o maestro Henrique Alves de Mesquita.
Serviço
“Os Irmãos Timótheo da Costa”
Local: Teatro I do CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Data: de 24/10 a 17/11 – de sexta a segunda-feira
Horário: 20h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Vendas: ccbb.com.br/bh e bilheteria do CCBB BH
Classificação: 12 anos
Leia mais: