Espetáculo ‘Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol’ chega a BH
Peça explora caminhos do feminino, relações de poder e questões universais da existência nesta quinta (27) e sexta-feira (28) no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes
Encenada pela primeira vez em 2022 e percorrendo capitais numa turnê nacional, a peça “Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol” chega a Belo Horizonte. Serão duas apresentações, uma nesta quinta-feira (27), com audiodescrição e Libras, e a outra na sexta (28). Com texto, direção e atuação de Cláudia Andrade, o espetáculo cênico imagético é atravessado por elementos como videoarte, música, dramaturgia contemporânea e artes visuais.
No palco, cruzam-se os dilemas do feminino, a maturidade, os jogos de poder, a finitude e os contrastes sociais que moldam e desafiam a existência humana. Sob os holofotes estão os preconceitos em uma sociedade hipócrita e desigual e o convite à libertação e redenção a partir do reconhecimento do outro em si mesmo.
A trama se desenvolve a partir do encontro entre duas mulheres com mais de 50 anos: Silvia (Eloisa Cunha) e Gimena (Cláudia Andrade). De origens e vivências distintas, elas se cruzam ao acaso numa parada de ônibus, em alguma estrada erma do interior do Brasil. Iniciam, então, uma jornada marcada por embates, estranhamentos, memórias, afetos, contrastes sociais, revelações e mitos.
O texto nasceu em 2017, durante a oficina Caminhos, ministrada pelo dramaturgo Maurício Arruda. Após uma avaliação entusiasmada, Arruda incentivou Cláudia a levar a ideia para os palcos. Unindo habilidades no audiovisual e nas artes cênicas, ela concebeu uma montagem híbrida.
A exemplo do que aconteceu na estreia, esta nova jornada de “Trilhas” busca a conexão com a plateia. “Risos, pessoas cantando juntas, choros contidos, a procura por abraços e fotos ao final dos espetáculos e os depoimentos mais emocionantes do mundo. Essa reação foi o combustível que deu vontade de pôr o pé na estrada de novo e levar essa experiência para outros públicos. Provocar emoções, questionamentos e transformações é o que move qualquer artista”, afirma Cláudia.
A turnê, com 12 apresentações, também seguirá para Vitória (ES), São Paulo (SP) e Brasília (DF) e integra o projeto “Resistência nos Trilhos – Remontagem e Circulação”, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (FAC-DF).
Serviço
Espetáculo “Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol”
Datas: 27 (sessão com Audiodescrição e Libras) e 28/11 - quinta e sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro João Ceschiatti - Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro - BH
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia
Vendas: https://www.eventim.com.br/artist/palacio-das-artes/trilhas-noite-cheia-de-lua-de-sol-3997754/
Duração do espetáculo: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Leia também:
(James Click Photo/ Divulgação)
(James Click Photo/ Divulgação)
(James Click Photo/ Divulgação)