
Nos anos 1980, Ronald Valle fez parte do grupo Céu da Boca, que revelou artistas como Verônica Sabino, Paula Morelenbaum, Chico Adnet... O grupo acabou e vieram outros compromissos. Ele virou professor de canto, produtor, assumiu a função de puxador do bloco Suvaco de Cristo (que sai pelas ruas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro antes do Carnaval). O trabalho solo foi deixado para um segundo plano.
A vontade de gravar um disco era alimentada desde 2000, quando Ronald ficou em segundo lugar no Festival da Música Brasileira da TV Globo com a música “Bigamia” (parceria com Alfredo Karam e Alexandre Lemos). Naquele momento, se uniu a Fernando Morello para gravar o que viria a se tornar “Presente”, divertido álbum que ele lança agora de forma independente.
“Depois do Festival da Globo, feliz e impressionado com a reação do público presente e a resposta do público telespectador, cresceu o desejo de ampliar o contato do meu trabalho autoral e de intérprete com as pessoas”, diz Ronald, que atua também como autor de trilhas sonoras de filmes.
Com amigos
Foram muitos anos de gravações somados a um financiamento coletivo pela internet, feito em 2013, até chegar ao resultado final. Contou com a participação de talentosos amigos, como Jaques Morelenbaum, Rodrigo Campello, Carlos Trilha e Edu Krieger.
“Nada nos parecia nomear o sentimento do momento. Depois do sucesso do crowdfunding para a finalização do mesmo, do entusiasmo, afeto e envolvimento das pessoas que participaram dessa parceria financeira, a felicidade por ver o produto concretizado nos deu aquela sensação gostosa do presente ganho e compartilhado”, diz o artista, ao explicar o título “Presente” dado a um disco que levou 15 anos para ser feito.
Maestro e arranjador de três corais – inclusive do Coral Maluquinho, do programa “ABZ do Ziraldo”, feito pela TV Brasil –, Valle quer investir nesse novo caminho solo. Por enquanto fez quatro shows no Rio de Janeiro e a ideia é levar o trabalho a outras cidades.