Entrada gratuita

Exposição celebra hip-hop da Zona Norte e de Venda Nova em centros culturais de BH

Mostra “Rap Horizonte” reúne fotografias, registros históricos e obras que marcaram o rap e a cultura de rua na região

Do HOJE EM DIA
almanaque@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/07/2025 às 15:37.Atualizado em 16/07/2025 às 16:04.
Proposta é valorizar os territórios e reconhecer o hip-hop como linguagem de resistência, arte e transformação social (Divulgação/DOIS PÉS PRODUTORA)
Proposta é valorizar os territórios e reconhecer o hip-hop como linguagem de resistência, arte e transformação social (Divulgação/DOIS PÉS PRODUTORA)

A exposição “Rap Horizonte” está em cartaz até o fim de julho no Centro Cultural Venda Nova e destaca a história, os protagonistas e a força da cultura hip-hop nas regiões Norte e Venda Nova de Belo Horizonte. A mostra integra a nova etapa do projeto homônimo, que em 2022 já havia prestado homenagem aos 30 anos do movimento cultural na capital.

Fruto de pesquisas, a exposição reúne fotografias, registros históricos, obras e narrativas dos principais artistas e iniciativas que marcaram e ainda movimentam o rap e a cultura de rua nessas regiões. A proposta é valorizar os territórios e reconhecer o hip-hop como linguagem de resistência, arte e transformação social.

Após a exibição em Venda Nova, a exposição circulará por outros três centros culturais de BH:

  • Agosto: Centro Cultural Zilah Spósito (bairro Jaqueline)  
  • Outubro: Centro Cultural Jardim Guanabara  
  • Novembro: Centro Cultural São Bernardo

Trajetória do Rap Horizonte

O projeto “Rap Horizonte” nasceu em 2010 como um programa de rádio e, ao longo dos anos, se consolidou como plataforma cultural com ações diversas no campo do hip-hop.

Além de exposições, o coletivo já lançou coletâneas de artistas locais e promoveu eventos de grande relevância para a cena, como a mostra de 2022, que circulou por equipamentos culturais e culminou em um evento com grandes nomes do rap nacional.

Em nova fase, o projeto conta com apoio da Lei Paulo Gustavo.

Serviço – Locais da Exposição

Julho: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira Santos, 184, Jardim dos Comerciários  

Agosto: Centro Cultural Zilah Spósito – Rua Carnaúba, 286, Jaqueline  

Outubro: Centro Cultural Jardim Guanabara – Rua João Álvares Cabral, 277  

 Novembro: Centro Cultural São Bernardo – Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo

A entrada é gratuita.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por