DE GRAÇA

Exposição no CCBB-BH celebra os 20 anos das batalhas de MCs no Brasil a partir desta quarta-feira

A programação do Movimento Improviso 2025 reúne representantes da cultura hip hop de diversas partes do país

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/11/2025 às 17:48.Atualizado em 18/11/2025 às 20:43.
Entre os destaques da programação, estão shows de nomes conhecidos do Hip Hop em Belo Horizonte (Pablo Bernardo)
Entre os destaques da programação, estão shows de nomes conhecidos do Hip Hop em Belo Horizonte (Pablo Bernardo)

A partir desta quarta-feira (19), o Centro Cultural do Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH), na Praça da Liberdade, recebe uma exposição imersiva que celebra os 20 anos das batalhas de MCs no Brasil. Até 1º de dezembro, o Movimento Improviso 2025 reúne artistas, coletivos e representantes de todas as regiões do país. A programação inclui ainda atividades que promovem a cultura hip hop, como mesas de debate, oficinas e apresentações artísticas. 

A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo site do centro cultural ou na bilheteria do CCBB-BH. Os ingressos serão liberados diariamente a partir das 10h - sujeito a lotação. Para as oficinas e painéis temáticos, os ingressos devem ser retirados apenas presencialmente. Já para o painel expositivo, não é necessário retirada de ingresso.

Entre os destaques da programação, estão shows de nomes conhecidos do hip hop em BH. Neste sábado (22), a atração artística é o cantor, compositor, MC e educador social Vinijoe. Nascido e criado no Aglomerado da Serra, o artista se diferencia por misturar rap, samba e pagode, criando um estilo autêntico. Para a apresentação, ele convida o cantor, rapper e compositor mineiro Renegado. 

Já no encerramento do evento, em 1º de dezembro, é a vez de Clara Lima assumir o palco do Movimento Improviso. Reconhecida como uma das maiores campeãs de batalhas de rima do Brasil, a cantora convida o público para uma verdadeira imersão nas raízes do movimento. No CCBB, ela apresenta o show do disco “As Ruas Sabem”, lançado em 2025. 

A mostra Movimento Improviso é realizada pelo coletivo Família de Rua, que promove o Duelo de MCs desde 2007. A partir do encontro das manifestações artísticas do Hip Hop no baixio do Viaduto Santa Tereza, no Centro de Belo Horizonte, o movimento tornou-se um dos mais importantes movimentos de ocupação do espaço público da capital. A cada edição, o evento reúne uma média de 1.500 pessoas, vindas de todas as regiões da Grande BH. 

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por