Exposição no CCBB-BH celebra os 20 anos das batalhas de MCs no Brasil a partir desta quarta-feira
A programação do Movimento Improviso 2025 reúne representantes da cultura hip hop de diversas partes do país
A partir desta quarta-feira (19), o Centro Cultural do Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH), na Praça da Liberdade, recebe uma exposição imersiva que celebra os 20 anos das batalhas de MCs no Brasil. Até 1º de dezembro, o Movimento Improviso 2025 reúne artistas, coletivos e representantes de todas as regiões do país. A programação inclui ainda atividades que promovem a cultura hip hop, como mesas de debate, oficinas e apresentações artísticas.
A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo site do centro cultural ou na bilheteria do CCBB-BH. Os ingressos serão liberados diariamente a partir das 10h - sujeito a lotação. Para as oficinas e painéis temáticos, os ingressos devem ser retirados apenas presencialmente. Já para o painel expositivo, não é necessário retirada de ingresso.
Entre os destaques da programação, estão shows de nomes conhecidos do hip hop em BH. Neste sábado (22), a atração artística é o cantor, compositor, MC e educador social Vinijoe. Nascido e criado no Aglomerado da Serra, o artista se diferencia por misturar rap, samba e pagode, criando um estilo autêntico. Para a apresentação, ele convida o cantor, rapper e compositor mineiro Renegado.
Já no encerramento do evento, em 1º de dezembro, é a vez de Clara Lima assumir o palco do Movimento Improviso. Reconhecida como uma das maiores campeãs de batalhas de rima do Brasil, a cantora convida o público para uma verdadeira imersão nas raízes do movimento. No CCBB, ela apresenta o show do disco “As Ruas Sabem”, lançado em 2025.
A mostra Movimento Improviso é realizada pelo coletivo Família de Rua, que promove o Duelo de MCs desde 2007. A partir do encontro das manifestações artísticas do Hip Hop no baixio do Viaduto Santa Tereza, no Centro de Belo Horizonte, o movimento tornou-se um dos mais importantes movimentos de ocupação do espaço público da capital. A cada edição, o evento reúne uma média de 1.500 pessoas, vindas de todas as regiões da Grande BH.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais