Cultura

Exposição sobre vida e obra de Clarice Lispector começa neste mês em BH

Da Redação
Publicado em 15/08/2023 às 09:00.
 (Acervo Instituto Moreira Salles / Divulgação)

(Acervo Instituto Moreira Salles / Divulgação)

A partir da próxima sexta-feira (18) a Associação Mineira de Letras abriga "La Maison de Clarice", exposição que celebra vida e obra de uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Instalada no Palacete Borges da Costa, sede da AML, em Belo Horizonte, a mostra foi concebida como uma casa, onde a autora "recebe" as contemporâneas Nathalie Sarraute (advogada e escritora russa) e Marguerite Duras (romancista, novelista e dramaturga francesa).

Resultado de uma parceria entre Embaixada da França, Aliança Francesa e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), "La Maison..." instiga os visitantes a desvendar os segredos das criações literárias de Clarice e suas célebres convidadas. 

Ao passear pelo espaço, é possível encontrar na "Cozinha”, por exemplo, referência ao processo criativo das três escritoras e à forma como elas definiam a própria escrita. O “Quarto da Escritora” permite ao visitante mergulhar em certa intimidade com as autoras, ao oferecer textos mais confessionais delas.  

Romances, contos e crônicas, mas, sobretudo, a obra missivista e as entrevistas de Clarice Lispector, dão o tom principal da exposição, que já foi apresentada ao público do Rio de Janeiro, no fim de 2021. Na exposição, fragmentos dessas fontes, bem como fotos, imagens de arquivo e livros de Clarice.

Outro destaque é a interação com o público. A exposição oferece formas lúdicas de participação dos visitantes, convidando-os a escrever mensagens para Clarice. QR Codes ajudam a acessar arquivos audiovisuais que surpreendem, ao tornar a mostra uma experiência sensorial e sonora única para os fãs e também para aqueles que desejam mergulhar no legado deixado por ela.  Mensagens e desenhos convidam ainda a um passeio por Paris, mencionado por Clarice em cartas.

Serviço

A abertura da exposição acontece 18 de agosto, às 11h, e segue até 14 de outubro, sempre às sextas e sábados, das 9h30 às 17h30. Visitas agendas e ingresso gratuito pelo Sympla. A AML fica na rua da Bahia, 1.466.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por