Musa da MPB

Festa homenageia 80 anos de Gal Costa e promete muito 'balancê' na noite belo-horizontina

Edição especial do Sambatório Geral neste sábado celebra também a chegada da primavera com karaokê, pista de dança e muita música brasileira na região Leste da capital

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/09/2025 às 12:44.Atualizado em 27/09/2025 às 13:30.
Setlist terá músicas da cantora e de outros artistas do movimento tropicalista (Bob Wolfenson/Divulgação)
Setlist terá músicas da cantora e de outros artistas do movimento tropicalista (Bob Wolfenson/Divulgação)

Os 80 anos de Gal Costa serão homenageados por uma festa em Belo Horizonte neste sábado (27). A edição do Sambatório Geral, que celebra também a chegada da primavera, será realizada a partir das 22h na Casa Floreana, no Santa Efigênia, Leste da capital. Os ingressos a partir de R$30 podem ser adquiridos pela Sympla.

A festa é dividida em duas partes: no andar de baixo da casa, há a pista de dança, onde DJs se revezam para tocar muita música brasileira. Em cima, funciona o Karaokê da Bia, onde o público pode se tornar a estrela do evento.

Roberta Mesquita, uma das criadoras do evento e uma das DJs do projeto, explica que as escolhas das músicas que vão embalar a noite homenageiam a musa da MPB, que faria aniversário nesta sexta-feira (26). “Como nossa ideia é fazer uma ‘primavera Gal Costa’, será um setlist com muitas músicas da artista e do movimento tropicalista”, conta.

Sambatório Geral

O Sambatório Geral, evento que vem movimentando as madrugadas belo-horizontinas desde o ano passado, é fruto de um projeto que começou em 1998.

“O Sambatório era um bar, criado por mim e pela minha amiga Renata”, conta Roberta. “Era um espaço de mulheres e que tinha como base ideais libertários e feministas. Lá, tocava exclusivamente música popular brasileira, de todos os segmentos”.

Roberta relembra ainda que o espaço recebia diversas performances artísticas e shows musicais. “Acontecia várias performances de circo, teatro, boneco, dança. Aos sábados, a programação trazia bandas autorais de música brasileira”.

O bar fechou em 2000, mas o projeto foi retomado em 2024 na Casa Floreana com um time de três DJs: Thiagão (Thiago Costa), Dayer (Daniel Ayer) e Roberta.

“Continuamos tocando música popular brasileira. A seleção é dançante, para pista de dança. É um evento para as pessoas dançarem na madrugada, coisa que ficou rara no cenário pós-pandemia”, explica Roberta.

Serviço:

Sambatório Geral

Sábado, 27 de setembro, a partir das 22h

Casa Floreana - Avenida do Contorno, 3293 Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG

Ingressos a partir de R$30 na Sympla

*Estagiária, sob supervisão de Angel Drumond

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por