PISADA DE CABOCLO

Festejo une cultura e tradições dos povos afro e indígena brasileiros neste domingo em BH

Evento acontece no Parque Lagoa do Nado, com entrada gratuita

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/11/2025 às 21:37.Atualizado em 21/11/2025 às 21:51.
Celebração acontece em volta de alimentos naturais, partilhados em meio a música e danças tradicionais, comemorando a união dos povos (Diego Vasconcelos/ DIVULGAÇÃO)
Celebração acontece em volta de alimentos naturais, partilhados em meio a música e danças tradicionais, comemorando a união dos povos (Diego Vasconcelos/ DIVULGAÇÃO)

A Casa Pai Jacob do Oriente realiza neste domingo (23)  mais uma edição da "Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas", no Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte. O evento tem entrada gratuita.

O festejo acontece desde 2017 com o objetivo de unir os ensinamentos que surgem do encontro de povos indígenas e dos terreiros da região metropolitana de BH.

“É um momento para que possamos cantar e dançar juntos, com os pés na terra, aclamando e agradecendo aos encantados e aos caboclos, manifestando em formas de fenômenos na natureza como chuva, sol, vento, pássaros, tudo em harmonia em um só tempo”, explica o Pai Ricardo de Moura, diretor da Casa Pai Jacob do Oriente (CCPJO).

A celebração acontece em volta de uma grande mesa de alimentos tradicionais e naturais, que são partilhados por todos os presentes, em meio a muita música e danças tradicionais, comemorando a união dos povos, suas tradições e liturgias.

“Esses laços de união são a base da resistência da cultura popular brasileira e da tradição da Umbanda e Candomblé. Assim, nossa ideia é levar a cada participante um ponto de reflexão e atenção para as demais raízes que correm em nossas veias, como costumes, linguagens e tradições e contra o crescente preconceito religioso que pesa sobre essas tradições", explica Pai Ricardo. 

Realizada em parceria com a Reunião Umbandista Mineira (RUM) e o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), a Pisada conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Parques. Neste ano a programação será associada ao Festival de Arte Negra (FAN).

Serviço

Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas
Data: 23 de novembro, domingo
Horário: das 8h30 às 15h
Local: : CRCP - Parque Lagoa do Nado
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
Entrada gratuita
Programação:
08h30 - Concentração dos Povos
10h - Confluência na gira de Caboclo junto aos povos indígenas
15h30 - Encerramento

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por