Festival de Curtas de Belo Horizonte chega à 'maioridade'

Vanesa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
02/08/2016 às 18:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:07

O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH) chega à maioridade – 18 edições– com um resgate do filme em película. Já na abertura, nessa sexta-feira, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Arte acontece a exibição do filme-performance “Mesmo o Silêncio é Causa de Tempestade”, do espanhol Luis Macías e da venezuelana Adriana Vila. 

“A película deixou de ser usada em muitos filmes. Estamos fazendo um revival, tanto que a identidade visual dessa edição é baseada em trabalhos manuais e experimentação da matéria”, observa o coordenador geral Philipe Ratton.

Até o dia 14 serão exibidos 136 curtas – selecionados de um total de 2.500 inscrições – divididos em três mostras competitivas (Brasil, Minas e Internacional), que trazem trabalhos que dialogam com temas em pauta atualmente como a violência contra a mulher e questões de gênero. “Vai ser uma competição forte. As temáticas são diversas”, afiança.

Outras seis mostras especiais estão na programação: Animação, Movimentos de Mundo, Topologias Imaginárias, Juventude, Maldita e Infantil. Além da Retrospectiva Chantal Akerman, dedicada à cineasta belga falecida em outubro do ano passado e conhecida por seu cinema experimental. “Trazemos obras pouco conhecidas de Chantal. São filmes de curta e média duração para quem gosta de seu trabalho e os que pretendem conhecer”, adianta. 

Oficinas e seminário
Cada mostra trabalha um eixo temático – “a Movimentos de Mundo, por exemplo, traz filmes que falam de questões recorrentes no mundo atual, como os conflitos na Síria”, explica. Já Topologias Imaginárias surgiu do grande volume de filmes que apontavam a imagem como tema. “São obras que discutem a própria representação da imagem e da memória”, acrescenta.

O festival abriga ainda duas oficinas, uma de som e outra de métodos de revelação alternativa, ambas com vagas esgotadas. E o seminário “Vida e Obra em Chantal Akerman”, no dia 13, com a pesquisadora Carla Maia – os interessados devem enviar e-mail com dados pessoais (nome, idade e telefone) para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por