CINEMA

Festival exibe filmes italianos contemporâneos e clássicos a partir desta quinta-feira

Da Redação
Publicado em 02/11/2022 às 17:20.Atualizado em 02/11/2022 às 17:35.
"Os Irmãos De Filippo", de Sergio Rubini,  é um dos 33 longas-metragens que serão exibidos no festival (Divulgação)
"Os Irmãos De Filippo", de Sergio Rubini, é um dos 33 longas-metragens que serão exibidos no festival (Divulgação)

Começa nesta quinta (3) a nova edição do Festival Italiano de Cinema no Brasil", iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália. O festival destaca o melhor do cinema italiano contemporâneo, com longas inéditos no Brasil, e que fizeram parte da seleção das principais mostras de cinema mundiais, exaltando a diversidade temática da cinematografia do país.

A edição acontece entre 4 de novembro e 4 de dezembro de forma presencial e online, e exibirá, ao todo, 33 longas entre inéditos e a retrospectiva Musas do Cinema Italiano. As sessões on-line devem ser acessadas no site do próprio evento. Em Belo Horizonte, as exibições acontecerão no Minas Tenis Clube, Cine Humberto Mauro e Auditório da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais,

Na abertura, será exibido o premiado "Os Irmãos De Filippo", de Sergio Rubini, vencedor em 2022 do David di Donatello de melhor trilha sonora. O longa traz Giancarlo Giannini, no elenco, no papel do famoso comediante Eduardo Scarpetta. A trama se passa na Nápoles do começo do século passado, e contra a história dos músicos da família De Filippo, que transformaram uma ferida pessoal em arte. A direção é de Sergio Rubini.

Neste ano, a versão presencial selecionada do Festival acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do país, e a versão completa de todos os filmes no streaming estará disponível em todo território nacional na plataforma acessada pelo site do Festival. As sessões, tanto presenciais quanto on-line, são gratuitas. E, como no ano passado, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.

No festival estão os novos trabalhos de cineastas como Paolo Virzì, "Seca", de Paolo Virzì, que recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas Cinematográficos Italianos e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora; Mario Martone, "Nostalgia", protagonizado por Pierfrancesco Favino, como protagonista, esse filme é o único que terá apenas sessões presenciais; Roberto Faenza, "Hill of Vision - A Incrível História de Mario Capecchi"; e Giulia Louise Steigerwalt, "Setembro".

A parte retrospectiva homenageará as Musas do Cinema Italiano, exibindo 16 longas entre clássicos e recentes protagonizados pelas maiores divas da cinematografia do país. Anna Magnani poderá ser vista em "Roma, Cidade Aberta"; Sofia Loren, em "A Bela Moleira" e "Pão, Amor e..."; Claudia Cardinale, em "A Moça com a Valise", "À Meia-Noite", "A Ronda do Prazer" e "Violência e Paixão", no qual divide a tela com Silvana Mangano. Monica Vitti, falecida no começo desse ano, será homenageada com a exibição de "Ciúme à Italiana".

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por