Fim de grupo Uakti é anunciado no Facebook

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
16/10/2015 às 09:47.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:05
 (SYLVIO COUTINHO/DIVULGAÇÃO/ARQUIVO HOJE EM DIA)

(SYLVIO COUTINHO/DIVULGAÇÃO/ARQUIVO HOJE EM DIA)

O Grupo Uakti acabou. Essa foi a informação passada pelo músico Marco Antônio Guimarães por meio de uma postagem em seu perfil no Facebook, criado há pouco mais de uma semana. “O Uakti acabou. Problemas internos, pessoais, tornaram impossível a continuidade do grupo. Estou adotando agora o plano A, que são as aulas que voltei a dar aqui na antiga sede do Uakti”, escreveu o compositor, que assina as composições e criação de instrumentos do grupo.

Guimarães disse ainda que está “colocando à venda tudo o que criei nos últimos 45 anos -- todos os instrumentos, todas as esculturas sonoras, material e método que criei para iniciação musical de crianças, toda a oficina com ferramentas e estoque de material para manutenção dos instrumentos”. Havia uma ideia antiga de que esse material seria disponibilizado num espaço expositivo dedicado à memória do Uakti, mas o projeto não teve continuidade.

Em 2015
O Uakti teve três apresentações este ano, sendo uma delas no “Savassi Festival” e outras duas em praça pública. Décio Ramos já havia saído do grupo, que agora contava como linha de frente o percussionista Paulo Sérgio dos Santos e o flautista Artur Andrés Ribeiro – Guimarães já não tocava ao vivo há alguns anos.

Um álbum chamado de “Planetário” foi gravado há quatro meses, contando com 14 instrumentistas de cordas. Dessa vez, quem assumiu as composições foram Santos e Ribeiro. Ainda não há previsão para o lançamento do disco, mas provavelmente será colocado no mercado sem shows.

Este ano também foi marcado pela composição “Dança Sinfônica”, feita por Guimarães para a celebração de 40 anos do Grupo Corpo – foi a quinta parceria entre o compositor e o grupo de dança. A peça foi composta para a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Confira a íntegrada da postagem de Marco Antônio Guimarães:

Pessoal,
muito grato pelas mensagens de carinho que me foram enviadas.
Saber de tantas pessoas que admiram meu trabalho, amam a minha música, me fez muito bem.
Preciso fazer aqui uma pequena declaração pública :
O Uakti acabou. Problemas internos, pessoais, tornaram impossível a continuidade do grupo.
Estou adotando agora o plano A, que são as aulas que voltei a dar aqui na antiga sede do Uakti -- esse curso, que chamo de "Oficina de Criação", lida com o processo de criação artística de forma ampla e é aberto a músicos, artistas de outras áreas, professores de arte e leigos. Quem está cuidando da formação de turmas é Julia Baumfeld -- juluabaum@gmail.com .
E aproveito para anunciar o plano B : estou colocando à venda tudo o que criei nos últimos 45 anos -- todos os instrumentos, todas as esculturas sonoras, material e método que criei para iniciação musical de crianças, toda a oficina com ferramentas e estoque de material para manutenção dos instrumentos, além de desenhos e projetos de peças que não cheguei a construir.
Não pretendo vender instrumentos ou objetos avulsos -- a idéia é negociar todo o acervo.
Se alguém souber de pessoas ou entidades que possam se interessar em adquirir todo esse material, favor enviar contatos.
Grato,
Marco Antônio

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por