Flauta e piano se encontram em disco lançado por Marta Ozzetti

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
07/07/2014 às 08:13.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:17
 (Antônio Brasil)

(Antônio Brasil)

Desde 2007, a flautista Marta Ozzetti vem dando atenção especial para composições criadas para piano e flauta, um encontro não muito usual em solo brasileiro. A partir da necessidade de explorar um repertório mais contemporâneo, ela passou a encomendar aos amigos criações para esse formato. Após alguns anos de diálogo com compositores e gravações com pianistas de diferentes linguagens, ela lança agora, de forma independente, o álbum “Duos”. São nove faixas – a maioria desenvolvida especificamente para o projeto – gravadas ao lado de Ana Fridman, Heloisa Fernandes, Karin Fernandes e Tadeu Borges. Entre os compositores, estão Dante Ozzetti (seu irmão), Leandro Braga e Cyro Pereira (morto em 2011).   Para Marta, que é integrante da Orquestra Jazz Sinfônica e professora da Escola de Música do Estado de São Paulo, as adaptações para piano e flauta são bem-vindas, porém seria interessante estimular mais os músicos do país a investir nessa formação – que é simples e bastante melódica.   "Percebo, com este CD, que existe muito a ser explorado, no que diz respeito a composições para formações menores e instrumentais. Acho que é necessário incentivo, principalmente aos compositores”, afirma. “Temos composições para essa formação ou criações que permitam uma adaptação? Temos algumas composições para esta formação, às vezes optamos por tocar peças de outros países, que são boas também. Mas acho que teríamos muitas composições se tivéssemos mais incentivos para a criação, mais espaços para apresentações e mais interação entre os músicos”.   Marta explica que, normalmente, nesse formato, a flauta assume a função melódica – e o piano o acompanhamento –, mas isso não é uma regra. “Duos” explora as várias possibilidades. “Neste CD, procuramos explorar outras possibilidades para a flauta, de forma mais rítmica, ou como acompanhamento e improvisos e solos para o piano. Em algumas composições, a ideia do ‘papel a cumprir’ está claramente desenvolvida pelos compositores e, em outras, este papel ficou bastante livre e foi sendo construído durante processo de ensaios”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por