Forumdoc.bh chega à 19ª edição com novidades

Hoje em Dia
19/11/2015 às 06:55.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:32
 (Vincent Rosenblatt/Agência Olhares/Sinal de Fumaça)

(Vincent Rosenblatt/Agência Olhares/Sinal de Fumaça)

A partir desta quinta-feira (19), e até o dia 29, a capital mineira acolhe o 19º forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico. Seguindo as premissas de engajamento social, político e pela diversidade cultural dos povos, por meio de filmes que interessam também por sua forma e recursos estéticos, o festival exibe curtas, médias e longas que destacam essas ideias. As sessões são gratuitas e ocorrem no Cine Humberto Mauro, Cine 104 e no Campus Pampulha da UFMG, além do Circuito forumdoc.bh, nas Ocupações Esperança, Eliana Silva e Morro do Cascalho.

Um dos destaques da nova edição é o Encontro de Realizadores Indígenas, com a presença de mais de 30 convidados de vários países das Américas – e de diversas etnias.

Nesta edição, o forumdoc.bh deixa para trás o caráter competitivo nas Mostras Contemporâneas Brasileira e Internacional e não escolherá o “melhor filme”. Em vez disso, a proposta é destacar cada obra participante das 16 sessões apresentadas, nas duas mostras que se propõem a mapear a produção recente (dois últimos anos de documentários e filmes realizados em suas fronteiras).

Para isso, um conjunto de críticos vai dedicar uma resenha a cada obra. Filmes destacados em festivais de documentários do mundo serão apresentados pela primeira vez no âmbito dessa mostra.

Confira a programação em http://www.forumdoc.org.br/ e https://www.facebook.com/pages/forumdocbh/138222982894629

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por