ARTES PLÁSTICAS

Fotógrafo mineiro é único brasileiro selecionado para exposição internacional na Itália

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
17/05/2022 às 17:07.
Atualizado em 18/05/2022 às 08:54
Alyson Carvalho desenvolve desde 2014 projeto sobre as relações entre África e Brasil (Sátilas Lança/Divulgação)

Alyson Carvalho desenvolve desde 2014 projeto sobre as relações entre África e Brasil (Sátilas Lança/Divulgação)

A partir deste sábado (21), o premiado trabalho do fotógrafo e artista plástico mineiro Alyson Carvalho poderá ser visto na exposição italiana "Spazio Vision Intrecciate", na Villa dei Cedri, um hotel histórico da região de Vêneto, na região nordeste do país europeu.

Carvalho é o único brasileiro presente na mostra, que reúne obras apresentadas nas últimas duas edições da Arte Laguna Prize. "Venci o concurso internacional na área de fotografia artística e agora estou nessa seleção especial, ao lado de outros 42 artistas", comemora.

As fotografias de Carvalho fazem parte de um projeto pessoal do artista, desenvolvido desde 2014, sobre a relação entre Brasil e África. "Fiz uma visita muito breve à África, mas suficiente para sofrer os impactos de percepções", registra.

Ao passar por países como Etiópia, Gana e Togo, ele logo estabeleceu pontes com o país natal. Também lhe despertou o interesse pela árvore genealógica, sobre um bisavô que era campanólogo em Itabirito.

"Busquei me aprofundar na atividade dele e descobri uma relação com os africanos escravizados, que dominavam a questão da metalurgia> Meu bisavó era pardo, 'queimado de sol', como diziam na época", destaca.

Carvalho é graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário UNA, tendo participado de exposições em sete países, como Estados Unidos, França, Inglaterra e Espanha. Em Belo Horizonte, ganhou exposição no Museu Inimá de Paula, com curadoria de Claudia Jannotti..

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por