Em exposição

FOTOS: músicas do Clube da Esquina inspiram estudantes a criar desenhos que serão leiloados em BH

Obras podem ser visitas até 24 de novembro no museu dedicado ao movimento, no Santa Tereza

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/11/2025 às 17:22.Atualizado em 12/11/2025 às 17:54.
Telas criadas por estudantes do Coleguium traduzem em cores as canções do Clube da Esquina; exposição segue até 24 de novembro em Santa Tereza (Divulgação / Coleguium)
Telas criadas por estudantes do Coleguium traduzem em cores as canções do Clube da Esquina; exposição segue até 24 de novembro em Santa Tereza (Divulgação / Coleguium)

O Museu do Clube da Esquina, em Santa Tereza, recebe até 24 de novembro a exposição “Projeto Telas: Clube da Esquina em Cores”, que une arte, solidariedade e memória afetiva. São 20 obras, inspiradas nas canções que marcaram gerações e consolidaram o movimento.

Os trabalhos foram criados por estudantes do 6º ao 9º ano do Coleguium Rede de Ensino. As telas traduzem melodias em cores e sentimentos, e a sensibilidade dos jovens artistas tem emocionado até os protagonistas dessa história.

Ícones como Flávio Venturini e Márcio Borges gravaram mensagens de reconhecimento à iniciativa, que aproxima a música das novas gerações. “Cada tela traduz sentimentos, lembranças e sonhos. E mais: as obras serão leiloadas, e o valor arrecadado ajudará uma instituição assistencial, transformando arte em ação social”, destaca Flávio Venturini.

 As obras serão leiloadas em benefício do Instituto Casa do Caminho, que acolhe pacientes em tratamento de doenças graves vindos do interior de Minas.

Márcio Borges, um dos fundadores do Clube, também se disse tocado pela homenagem: “Hoje fico ainda mais feliz em saber que essa música está inspirando jovens a desenharem e pintarem quadros baseados nas nossas canções. (...) Tenho certeza de que lindos quadros sairão inspirados nas nossas músicas, revelando novos talentos e valorizando ainda mais a nossa cultura mineira.”

Durante o processo criativo, os alunos mergulharam na história do movimento, escolheram músicas e contaram com apoio de familiares e professores.

A supervisora de Arte, Música e Teatro do Coleguium, Anacris Sampaio, ressalta que o projeto busca desenvolver empatia e senso de pertencimento.“Apresentar as canções de ícones da MPB, como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Fernando Brant, 14 Bis e Toninho Horta, além de revisitar a história, lança sementes para um futuro mais sensível, criativo e humano”, comenta a supervisora.

Como adquirir as obras

Os visitantes também podem participar do leilão de forma prática, escaneando QR codes instalados ao lado das telas. A entrada custa R$ 5, com acesso gratuito para alunos e colaboradores do Coleguium de terça a quinta-feira.

Serviço

Local: Museu Clube da Esquina — Rua Paraisópolis, 735, Santa Tereza

Visitação: até 24 de novembro

Horário: a partir das 18h

Ingressos: R$ 5 (gratuito para alunos e colaboradores do Coleguium, de terça a quinta)

Leilão: via QR code nas telas; arrecadação destinada ao Instituto Casa do Caminho

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

VEJA FOTOS:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por