
Os 1.050 projetos contemplados pelo edital “Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco” foram conhecidos ontem em Belo Horizonte. Os nomes foram divulgados pelo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o ator Antonio Grassi.
“É preciso contemplar todos os manifestos culturais e esse edital chega favorecendo os pequenos produtores que têm pouco acesso a outros tipos de incentivo. Através dele, esses profissionais têm possibilidades reais de apresentar o cotidiano tão valioso que reside na região do Rio São Francisco”, diz.
Cada um dos projetos contemplados receberá o prêmio de R$ 15 mil – de um valor total de R$ 15,7 milhões vindos do Fundo Nacional de Cultura. Dinheiro que, segundo Grassi, será depositado até o fim de julho na conta dos autores dos projetos.
Foram inscritos mais de 3 mil projetos de artistas, produtores, grupos e expressões artísticas e culturais, vindos de 504 municípios que compõem a Bacia do Rio São Francisco. Ao todo, os projetos contemplam as áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda. “É incrível quando vejo um Ronaldo Fraga indo até a região e, a partir do cotidiano dali, cria um produto de reconhecimento internacional. Quanto mais conhecermos essa cultura e fomentamos a arte mais frutos vamos colher”, completou Grassi.