
Quem pensa que funk não pode ser politizado, deve clicar no vídeo abaixo. Na última sexta-feira (3) a funkeira MC Carol, do Morro do Preventório, em Niterói (RJ), lançou a música “Não foi Cabral”. No lugar das letras que falam de sexo, dinheiro e violência – temas recorrentes no universo do funk – a MC contesta a história do Brasil contida nos livros didáticos, e desde então tem gerado discussões nas redes sociais e salas de aula.
No dia do lançamento da música, a cantora fez a seguinte postagem em seu Facebook: “Há muita história que não nos ensinam na escola, invasão não é descoberta! #NãoFoiCabral”. Com o refrão “Quem descobriu o Brasil / Não foi Cabral”, os versos da música – que inicia com um remix do Hino Nacional - falam do descobrimento do Brasil, do genocídio de indígenas e cobra destaque para Dandara, a mulher de Zumbi de Palmares.
Dona do hit “Minha vó tá maluca”, e participante do reality show “Lucky ladies”, a funkeira compôs a música a partir de um convite do projeto Temas de Dança, que estuda a relação entre corpo, dança e história. Em menos de uma semana, a canção já foi reproduzida mis de 75 mil vezes na plataforma Soundcloud.
Veja o vídeo: