TEATRO

Grupo Maria Cutia apresenta 'O Auto da Compadecida', sob direção de Gabriel Villela

Da Redação
Publicado em 08/04/2022 às 10:22.
O formato de interpretação inspirada na técnica desenvolvida pelo alemão Bertolt Brecht (MTC/Divulgação)

O formato de interpretação inspirada na técnica desenvolvida pelo alemão Bertolt Brecht (MTC/Divulgação)

O "Auto da Compadecida", peça baseada na obra de Ariano Suassuna, será apresentada nesta sexta (8) e sábado (9), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. A montagem é do Grupo Maria Cutia e tem a concepção e direção de Gabriel Villela e colaboração de Lydia Del Picchia, integrante do Galpão.

Uma das obras mais conhecidas do paraibano Suassuna, o texto conta as aventuras picarescas de Chicó e João Grilo que começam com o enterro e o testamento do cachorro do padeiro e de sua mulher, e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. 

Sob a direção precisa de Gabriel Villela, o grupo teatral leva para o texto de Suassuna o formato de interpretação inspirada na técnica desenvolvida pelo alemão Bertolt Brecht, como a quebra da quarta parede, representação de classe social, repetição de movimentos e metáforas.

Nessa versão do Auto da Compadecida, o tom irônico está presente e pode classificar a montagem no gênero cênico-musical-picaresca. Nesta versão, a obra apresenta tom político, sem didatismo ou partidarismo, levando para o enredo acontecimentos de um Brasil atual, a partir de personagens e situações que ganham acento ainda mais sarcástico do que os encontrados na dramaturgia original.

Serviço:

O Auto da Compadecida – Grupo Maria Cutia. Sexta e sábado, às 20h. Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2244). Ingressos: R$ 60 (R$ 30, ameia).

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por