"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" representará o Brasil no Oscar 2015

Hoje em Dia
18/09/2014 às 11:43.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:15
 (YouTube)

(YouTube)

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2015. Com a indicação, feita por uma comissão nomeada pelo Ministério da Cultura e anunciada na manhã desta quinta-feira (18) pela ministra da Cultura Marta Suplicy, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O longa de Daniel Ribeiro tentará uma vaga entre os concorrentes ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na próxima edição da premiação americana. A cerimônia do Oscar está marcada para 22 de fevereiro de 2015, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

O filme conta a história do jovem Leonardo, um adolescente cego que, em busca de independência, encontra nas amizades e na descoberta da sexualidade a chave para isso, levou mais de 189 mil pessoas aos cinemas, no primeiro semestre de 2014.

Foram inscritos 20 longas, mas "Faroeste Caboclo" e "A Coleçaõ Invisível" foram considerados inelegíveis por terem estreado antes da data limite estipulada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Assim, concorreram de fato à indicação 18 longa-metragens: "Amazônia", "Dominguinhos, Entre Nós", "O Exercício do Caos, Getúlio", "A Grande Vitória", "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", "O Homem das Multidões", "Jogo de Xadrez", "O Lobo Atrás da Porta", "O Menino e o Mundo", "O Menino no Espelho", "Minhocas", "Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho", " A Oeste do Fim do Mundo", "Praia do Futuro", "Serra Pelada" e "Tatuagem".

A partir de agora, a produção do filme escolhido deve começar a chamada campanha para o Oscar. Que consiste, além do envio da cópia do filme para a Academia de Cinema de Hollywood, em ações promocionais nos Estados Unidos, como anúncios oficiais na revista Variety, exibições para votantes e formadores de opinião, debates, entre outros.

Relembre

Há tempos o Brasil não chega perto de um Oscar. A última vez que um longa nacional ficou entre os cinco finalistas à estatueta de melhor filme em língua estrangeira foi em 1999, com "Central do Brasil", de Walter Salles. Naquele ano, Fernanda Montenegro também concorreu ao Oscar de melhor atriz.

No total, o Brasil concorreu ao prêmio quatro vezes: com "O Pegador de Promessas (1963)", "O Quatrilho (1996)"; "O Que É isso, Companheiro? (1998)". "Cidade de Deus" disputou quatro estatuetas em 2004, depois de uma temporada em cartaz nos Estados Unidos, mas não se classificou como filme estrangeiro.

No ano passado, o escolhido pelo Ministério da Cultura (MinC) foi o pernambucano "O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho, que havia recebido elogios do jornal The Ney York Times, mas não chegou ao Oscar. Em 2013, foi "O Palhaço", de Selton Mello, que também não conquistou a vaga. Em 2012, "Tropa de Elite 2", de José Padilha. 

 

Assita ao Trailer:

 

Confira a lista dos concorrentes:

Beloved Sisters - Alemanha

The Dark Valley - Áustria

Matar um Homem - Chile

Cowboys - Croácia

Tangerines - Estônia

Concrete Night - Finlândia

The Golden Era - Hong Kong

White God - Hungria

The Light Shines Only There - Japão

Rocks in My Pockets - Letônia

Never Die Young - Luxemburgo

Jhola - Nepal

1001 grams - Noruega

Timbuktu - Mauritânia

Cantinflas - México

Ida - Polônia

The Japanese Dog - Rômenia

See You in Montevideo - Sévia

Force Majeure - Suécia

Winter Sleep - Turquia

Libertador - Venezuela
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por