Homenagens a Dominguinhos na Rede Minas e Canal Brasil

Hoje em Dia
28/07/2013 às 10:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:27

Homenagens a Dominguinhos na televisão, com três especiais programados. O músico morreu aos 72 anos de idade, no dia 23 de julho, em São Paulo, no  Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado desde 13 de janeiro. O sanfoneiro teve complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava contra um câncer de pulmão há seis anos. Neste domingo (28), a Rede Minas exibe,  às 16 hras, no Feira Moderna, o último show em Minas Gerais, realizado durante o encerramento da Festa da Música 2012. No repertório da apresentação, gravadapela Rede Minas, no Sesc Palladium, em BH, clássicos de Luiz Gonzaga e sucessos da trajetória de Dominguinhos, como “Aconchego”, “Eu só quero um xodó” e “Isso aqui tá bom demais”.


O Canal Brasil faz homenagem ao músico e compositor pernambucano com dois especiais na próxima terça, dia 30. O primeiro, às 16h30, é  uma entrevista do músico ao jornalista Tárik de Souza na série “MPBambas”, às 16h30O. O documentário “O Milagre de Santa Luzia” (2008), de Sérgio Rozeinblit, será exibido às 17 horas. No longa-metragem, realizado em 2008, Dominguinhos faz uma viagem de caminhonete pelo Brasil, percorrendo as mais diversas regiões onde a sanfona ganhou destaque e onde surgiram os seus grandes intérpretes.

Nascido na cidade de Garanhuns (PE), em 1941, José Domingos de Morais é considerado um dos sanfoneiros mais importantes do país e herdeiro de Luiz Gonzaga, que ele conheceu em 1950, quando tinha nove anos de idade. Gonzagão teria ficado impressionado com a desenvoltura do menino e o convidado para ir ao Rio de Janeiro - o que ele fez quatro anos mais tarde, em 1954. Com o pai e dois irmãos mudou-se para a Cidade Maravilhosa e foi morar em  Nilópolis. Ao encontrar seu ídolo Gonzagão, no Rio, ganhou de presente dele uma sanfora e foi integrado à equipe de seus músicos.


Ao longo da carreira, Dominguinhos participou de várias momentos importantes da Música Popular Brasileira e aproximou-se, inclusive, da Bossa Nova. Trabalhou também com da estrelas da música, entre elas, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinhomúsica.



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por