Ícone da Era de Ouro de Hollywood, Charlie Chaplin é tema de mostra com mais de 80 filmes no CCBB BH
Entre 29 de outubro e 17 de novembro, exibição destaca obras que vão a filmes do cinema mudo a clássicos falados

A partir desta quarta-feira (29), um dos grandes ícones da Era de Ouro de Hollywood toma conta do Centro Cultural do Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), na Praça da Liberdade. Até 17 de novembro, uma mostra cinematográfica exibe 83 filmes do famoso artista britânico Charlie Chaplin. A programação completa está disponível no site do CCBB, onde também é possível adquirir os ingressos a partir de R$ 5.
Entre os destaques da exibição, estão obras do cinema mudo, além de clássicos falados como O Grande Ditador (1940) e Luzes da Ribalta (1952). O público terá acesso também aos curtas dos estúdios Keystone, Essanay e Mutual, entre eles, o segundo filme de Chaplin, Corridas de Automóveis para Meninos (1914).
Segundo o curador da mostra, José de Aguiar, a retrospectiva é uma rara oportunidade para cinéfilos acessarem as obras, que conseguem atravessar o tempo e continuam marcando gerações.
“Seus filmes seguem encantando crianças, jovens e adultos, todos juntos, lado a lado, rindo, se emocionando e reconhecendo algo de si nas cenas de Carlitos. É esse espírito de encontro, leveza e afeto que dá o tom da mostra”, afirma.
Curso e debate
Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 14h às 16h, a programação traz um curso gratuito sobre a herança cultural de Chaplin com o professor e doutor em cinema José Ricardo Miranda Junior. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria ou no site do CCBB.
Em 13 de novembro, das 19h às 21h, o público poderá participar de um debate com tradução em Libras que destaca a relevância e o legado da obra de Charles Chaplin no mundo contemporâneo.
Com mediação do curador José de Aguiar, a roda de conversa é ministrada pela professora do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Lúcia Andrade, e por Ursula Rösele, mestre em Comunicação e doutora em Cinema. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria e no site do CCBB.
Charles Chaplin
O ator e comediante britânico Charles Chaplin atravessou o cinema mudo e o falado, unindo comédia e crítica social. Hoje, a figura de chapéu-coco, bengala e bigode segue inconfundível, símbolo de um cinema humanista e universal.
Criador de clássicos atemporais, Chaplin lutou pela liberdade artística em uma indústria em transformação. Foi perseguido politicamente nos Estados Unidos durante o macarthismo e, em 1952, obrigado a deixar o país.
Recebeu um Oscar honorário em 1972, pelo “efeito incalculável que teve em tornar o cinema a forma de arte deste século”. A carreira do artista abrangeu mais de 75 anos, desde sua infância até um ano antes de sua morte, em 1977.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais