evento volta a ser presencial

Inscrições para a 7ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte já estão abertas

Da Redação
Portal@hojeemdia.com.br
21/06/2022 às 20:27.
Atualizado em 21/06/2022 às 20:30
 (Sara Torres/Divulgação)

(Sara Torres/Divulgação)

A inscrições para o cadastramento de propostas artísticas e culturais para a 7ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte começaram nesta nesta terça-feira (21). Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o evento retorna presencialmente às ruas do hipercentro nos dias 3 e 4 de setembro. 

“A Virada deste ano integra uma série de iniciativas da Prefeitura de Belo Horizonte que, a partir da arte, cultura, do lazer e esportes, fortalecem as relações sociais, qualificam o ambiente urbano e reforçam o sentimento de pertencimento à cidade”, destaca a secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin.

O edital de cadastramento prevê a apresentação de propostas para uma variedade de manifestações culturais e linguagens artísticas, no campo das artes cênicas e visuais, audiovisual, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras digitais, gastronomia, intervenções e instalações urbanas, literatura, moda e design, e música.

As propostas devem ser enviadas até 4 de julho, por meio de formulário disponível no Portal da PBH. No site é possível conferir o regulamento de participação.

Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, a Virada Cultural vai selecionar 100 atrações voltadas para todos os públicos e faixas etárias. As inscrições são gratuitas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, podem se inscrever indivíduos, grupos e coletivos residentes na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

As propostas serão avaliadas por uma comissão paritária, com igual número de representantes do poder público e da sociedade civil, em conjunto com a equipe de coordenação do evento. Os artistas poderão submeter mais de uma proposta à comissão, que selecionará uma dentre as examinadas.

São critérios de seleção: originalidade da proposta; relevância sociocultural na RMBH; adequação ao formato e ao conceito do evento; equidade na distribuição de áreas e subáreas; e adequação técnica e estrutural.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por