Em sua primeira incursão literária, o médico João Ângelo Siqueira lança “O Menino que Queria Tocar as Estrelas” (Editora Scortecci, 20 páginas, R$ 30) nesta quinta-feira (29), às 19 horas, na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466, Lourdes). Às 20 horas, haverá exibição do DVD homônimo, com composições autorais. As ilustrações do livro (nas quais também se baseia a animação do DVD) ficaram a cargo de Luiza Teixeira Siqueira, filha do escritor – na verdade, foram feitas quando ela tinha apenas seis anos (hoje, contabiliza 17).
O livro, explica João Ângelo, é destinado a “crianças de todas as idades”. “É para criança, adolescente, adulto, velho... Para quem mantém o espírito de criança”, pontifica ele, que, na verdade, tirou um antigo projeto da gaveta.
Mais acostumado a textos de literatura médica, João se rendeu à literatura ficcional. Neste primeiro “fruto”, a história gira em torno de um menino e seu sonho: tocar as estrelas. “Esse livro tem uma história bem singela sobre um menino que tem o sonho de tocar as estrelas desde criança. É algo que o persegue por toda a vida, ele tenta todas as alternativas. E encontra com um velho amigo do avô, um poeta”, explica João Ângelo, acrescentando que o livro procura mostrar a necessidade de as pessoas valorizarem mais a vida e menos as coisas materiais.
Veia Artística
Aos 50 anos, o escritor já trabalha em outro projeto, a conclusão do DVD “Atlântico Arraial”, com composições autorais, e direção musical de Juarez Moreira. “Já estamos no estúdio para as gravações. É um time de primeira linha”, destaca João Ângelo, que, em 1986, lançou o LP com composições próprias. O novo trabalho deve ser lançado no final deste ano.