As razões por que um leitor se apaixona por um livro e as conexões da literatura com o seu público são temas do debate que acontece nesta quinta e, a partir das 19h, no Centro de Referência da Moda. A professora do Cefet-MG Cláudia Maia, doutora em Literatura Comparada pela UFMG, e o superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais, Lucas Guimaraens, vão externar a percepção que têm do elo entre leitor e obra a partir de suas vivências literárias e reflexões acadêmicas. Lucas é autor de “33,333 Conexões Bilaterais”, livro de poemas que divide com os desenhos de Fernando Pacheco, e “Onde (poeira pixel poesia)”.
Entre BH e Viena
A eles se junta o engenheiro e especialista em mudanças climáticas Milton Nogueira, na condição de leitor. Milton reside parte do ano em Belo Horizonte e parte em Viena (Áustria) e vai falar das percepções da literatura na Europa, onde o índice de leitura está bem acima daquele que impera no Brasil.
Por fim, a escritora e jornalista, editora executiva do Hoje em Dia, Leida Reis, relança sua obra “O Livro de Cada Um” e comenta o porquê de uma obra de contos em que a própria literatura permeia as narrativas e é personagem delas.
O debate se intitula “A Paixão do Leitor e o Livro de Cada Um de Nós” e tem apoio da Fundação Municipal de Cultura. Nele, cada participante vai também apresentar o livro da sua vida, aquele que deixou marcas. A mediação fica por conta da sócia da editora Manduruvá, a artista plástica Clarice Fonseca.