Livro com biografia da multiartista Yara Tupinambá será lançado sábado em BH
Obra apresenta retrato afetivo e profundo da mineira de Montes Claros, revelando a mulher por trás das cores e formas que marcaram a arte brasileira nas últimas décadas

Pintora, gravadora, desenhista e muralista. A multiartista Yara Tupynambá, de 93 anos, conhecida pelos trabalhos que têm como principal influência a história, o costume e a cultura do povo mineiro, está, agora, descrita em papel. Será lançado no próximo sábado (24), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o livro “Tupynambá – Autorretrato”. A entrada é gratuita.
Escrita por Kaili Oliveira e publicado pela Editora Memorabilis, a obra é fruto de anos de convivência entre a autora e Yara, que compartilhou, ao longo do tempo, não apenas memórias e imagens, mas também a intimidade da trajetória artística e pessoal. Mais do que uma biografia, o livro apresenta um retrato afetivo e profundo da artista, revelando a mulher por trás das cores e formas que marcaram a arte brasileira nas últimas décadas.
Nascida em Montes Claros (MG), Yara Tupynambá construiu uma carreira sólida e respeitada, com obras que traduzem a cultura popular, o cotidiano mineiro, a religiosidade e a natureza com sensibilidade e identidade próprias. Sua produção abrange murais, gravuras e pinturas que integram acervos públicos e privados, além de igrejas, universidades e espaços culturais de destaque. Com mais de seis décadas dedicadas à arte e à formação de novos artistas, Yara é também uma referência no ensino e na difusão cultural.
Serviço:
Lançamento do livro “Tupynambá – Autorretrato”
Data: sábado, 24 de maio
Horário: das 10h às 13h
Local: Frau Bondan - Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – BH)