Livro de Peter Brown reúne ilustrações marcantes

Lady Campos - Hoje em Dia
11/05/2015 às 07:58.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:58
 (Peter Brown   )

(Peter Brown )

Uma das sete maravilhas do mundo antigo, os jardins da Babilônia, construída há 2.700 anos, impressionam pela grandiosidade (com andares de 120 metros quadrados apoiados por gigantes colunas de até 100 metros de altura) e beleza.

Outra maravilha suspensa, o parque High Line fica a oito metros de altura e atravessa três bairros – Meatpacking, West Chelsea e Hell’s Kitchen/Clinton – de Nova York. O parque linear, de aproximadamente 2,5 quilômetros, foi construído em 2009 numa via férrea elevada da cidade e serviu de inspiração para o ilustrador Peter Brown escrever e desenhar a encantadora publicação “O Jardim Curioso” (editora Martins Fontes).

Com tradução de Monica Stahel, o livro foi lançado em 2014, mas continua um refresco aos olhos do leitor tanto pelas lindas ilustrações quanto pela história de Liam, um garoto que adorava passear (até em dias chuvosos) pelas ruas de sua cidade. E foi em uma dessas caminhadas, em uma manhã chuvosa, que o menino fez uma incrível descoberta.

Sobre a estrada de ferro suspensa e desativada há anos ele viu um canteiro colorido. As últimas coisas que Liam esperava encontrar ali eram plantas e flores silvestres, que por sinal estavam morrendo. Guiado pela intuição, o menino voltou à ferrovia no dia seguinte e passou a cuidar das plantinhas: com rega, adubo e poda.

Cores

Tons de marrom e cinza de chaminés, casas e asfalto da cidade construída e desenhada por Peter Brown, aos poucos, dão lugar a céu azul, grama e musgos vicejando de verde, flores de colorido alegre e até borboletas e pássaros. Liam mais uma vez foi surpreendido não só pela exuberante natureza como pela cooperação de novos jardineiros, que brotavam por todos os cantos da cidade.

Ah, a propósito, em 2013, a doutora Stephanie Dalley, da Universidade de Oxford, encontrou a localização original dos Jardins Suspensos da Babilônia, que ficavam na área assíria conhecida anteriormente como Ninevah, onde hoje fica o norte do Iraque. Ao contrário do que se pensava, Dalley descobriu também que quem construiu os jardins não foi o rei babilônio Nabucodonosor, mas o monarca assírio Sennacheribe.

Quanto à velha ferrovia elevada, a High Line, que fica a oeste de Manhattan e durante décadas percorreu Nova York, em 1980 foi fechada e esquecida. Sem gente nem trens em seu caminho, a natureza ficou livre para ocupá-la. Com a intervenção da comunidade, que desenvolveu louvável projeto de sustentabilidade, a área passou a ser valorizada e hoje é um excelente roteiro de passeio turístico.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por