Livro retrata as tentações do homem aos 90 anos

Leida Reis
lreis@hojeemdia.com.br
06/06/2016 às 16:59.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:46
 (Priscila Tessarini/Divulgação)

(Priscila Tessarini/Divulgação)

O que provoca o despertar de um nonagenário? Se uma mulher é capaz de reacender o desejo sexual em José Silva, casado e morando numa casa de campo, é puro sinal de vida. Ele fala de Albert Camus, ele fala de Clarice Lispector, ele vai relatando seus dias com o feitiço da paixão, ele respeita a esposa, sonha dia e noite com Laura.

O sexto livro de Joaquim Celso Freire, “Meu Pé de Alecrim Deu Fulô” (Alpharrabio Edições, 96 páginas, R$ 30), será lançado na livraria Leitura do Pátio Savassi, hoje, a partir das 19h. O autor, mineito de Coronel Murta (Vale do Jequitinhonha), ambienta seus livros no lugar onde nasceu, embora viva em São Paulo há muitos anos.

“Minha obra é muito influenciada pelo tempo em que vivi no Vale, pelas experiências no contato com a terra e com as pessoas, pelo contraste de uma natureza ao mesmo tempo austera e bela, pelas estórias que ouvi dos mais velhos, pelas nuances da vida, enfim”, afirma o autor.

O personagem José Silva é recorrente. Está presente em “Um Silva de A a Z” (2007) e “O Rio das Minhas Manhãs” (2012). O protagonista – que veio da roça, passou pela fábrica e aprendeu a ler Kierkegaard – está agora com 90 anos de idade.
“Inicialmente, não pensava em uma trilogia, mas decidi retomar os personagens, desta vez centrando a ação em um intervalo de tempo bem mais curto. Ao longo de toda a história, passam-se apenas dois dias”, explica Celso Freire, que segue fiel a seu estilo, fazendo da prosa poesia e impregnando a narrativa com cheiros, gostos e reflexões, tudo pontuado por inserções de personagens célebres de grandes autores da literatura universal, como Albert Camus, Clarice Lispector, Ernest Hemingway, Fiódor Dostoievski, Florbela Espanca, Franz Kafka, Voltaire, entre outros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por