Morre o ator Walter Portela, em São Paulo

FOLHAPRESS
25/09/2015 às 13:39.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:51

SÃO PAULO - Morreu na manhã desta sexta (25) o ator Walter Portela, cuja trajetória atravessou momentos fundamentais da história do teatro nacional, principalmente nos anos 1970 e 1980, quando trabalhou ao lado de Antunes Filho.

Entre as peças que fez com o encenador paulista e diretor do Centro de Pesquisa Teatral está "Macunaíma" (1978), adaptação para o romance de Mário de Andrade apontado por historiadores como marco da contemporaneidade no teatro nacional. No CPT de Antunes, Portela também atuou em "Nelson Rodrigues - Eterno Retorno" (1984), montagem com adaptações do autor pernambucano.

A morte foi confirmada nesta manhã pela Cooperativa Paulista de Teatro. A causa ainda não foi divulgada.

Mais recentemente, Portela atuou em montagens da Velha Companhia, fundada por Kiko Marques, Alejandra Sampaio e Virgínia Buckowski. Após uma longa pausa, ele retomou a carreira no espetáculo "Cais ou da Indiferença das Embarcações" (2013), interpretando o narrador de uma história que atravessava diversas gerações de uma família caiçara.

Em maio, o ator voltou a atuar com a Velha Companhia em "Valéria e os Pássaros", espetáculo de traços oníricos sobre uma mulher rodeada por personagens mortos. Por questões de saúde, na mais recente temporada da peça, ele foi substituído por Marques, o diretor.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por