AO VIVO

Mostra traz visitante para 'dentro' de ateliê de restauração de bens históricos

Exposição “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição” começa nesta quarta (25), no CCBB-BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/10/2023 às 06:00.
Ateliê montado pela Faop vai permitir ao público entender como é feita a restauração de bens (Valéria Marques)

Ateliê montado pela Faop vai permitir ao público entender como é feita a restauração de bens (Valéria Marques)

Um trabalho minucioso e normalmente desconhecido pela maior parte do público é o que permite a bens com dezenas e até centenas de anos contar a história. Pois a exposição “Patrimônio Vivo - Cultura e Tradição”, que começa nesta quarta (25) em Belo Horizonte, cuida de mostrar aos visitantes os bastidores da preservação de objetos. Instalada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), irá reproduzir as oficinas da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) na mostra intitulada “Ateliê Vitrine - Caminhos da Conservação-Restauração”.

A iniciativa marca a primeira fase da exposição e vai até 20 de novembro. A ideia é dar ao público a oportunidade de entender os processos que envolvem a arte de salvaguarda do patrimônio cultural, histórico e artístico.

De maneira lúdica e objetiva, os visitantes terão acesso a informações sobre o tema da conservação-restauração. Serão apresentadas cerca de dez obras, entre pinturas a óleo e esculturas em madeira, cujo processo de restauração já foi finalizado, com destaque para o antes e depois, além de peças que serão trabalhadas ao vivo.


Fotografias das fases dos tratamentos de conservação-restauração de acervos nos suportes de papel, escultura em madeira policromada, pintura sobre tela e de edificações também fazem parte da exposição.

Já na segunda etapa, o “Ateliê Vitrine” será substituído pelo “Acervo de Presépios”. De 29 de novembro a 8 de janeiro, 50 cenários com o nascimento de Jesus, vencedores das edições do Concurso Nacional de Presépios, promovido pela Faop, serão exibidos. O projeto contará com visita mediada/ ação educativa, oferecendo ao público informações sobre origem, diversidade de materiais, soluções técnicas e atualização da tradição de fazer presépios.

“Tenho certeza de que os visitantes participarão de uma jornada instigante pelos caminhos que envolvem a arte e o seu legado. E isso vai ao encontro também do papel da nossa Fundação de ser um polo irradiador de cultura e de múltiplos saberes”, diz Jefferson da Fonseca, presidente da Faop.

A Faop foi criada em 1968 pelo poeta Vinicius de Moraes, pela atriz Domitila do Amaral, pelo escritor Murilo Rubião e pelo historiador Affonso Ávila. Durante a exposição no CCBB-BH, será possível apreciar obras de artistas que contribuíram, fizeram e fazem parte da história institucional, bem como da arte mineira e brasileira. Entre eles, Annamélia Lopes, Nello Nuno, Jarbas Juarez, Fernando Lucchesi e Fani Bracher.

Serviço

Exposição: “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição”

Mostra: “Ateliê Vitrine - Caminhos da Conservação Restauração” - de 25/10 a 20/11

Mostra: “Acervo de Presépios” – de 29/11 a 08/01

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil – Galerias do Hall Liberdade

Período: 25 de outubro de 2023 a 08 de janeiro de 2024. Programação completa em ccbb.com.br/bh

Ingresso: gratuito mediante retirada no site ou na bilheteria do CCBB

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por