Nélio Rodrigues estreia neste sábado, no Hoje em Dia, a coluna 'Memórias Refletidas'

Hoje em Dia
12/06/2015 às 08:10.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:27
 (Julia Ghezzi)

(Julia Ghezzi)

Há oito anos surgia a ideia de colocar em relevo as belezas da centenária Belo Horizonte por meio das histórias de suas mulheres. O curioso é que a iniciativa partiu de um carioca, Nélio Rodrigues – ressalte-se que, de tanto gostar das riquezas das Gerais, o conceituado fotógrafo fez da capital mineira a sua morada já há um bom tempo.

Por meio de fotografias, textos e vídeos, a partir desse sábado (13) o projeto começa a ganhar forma com a estreia da coluna “Memórias Refletidas”, que será publicada semanalmente (aos sábados), no Hoje em Dia. “Queria conversar com mulheres que nunca são entrevistadas, porque estão sempre ‘escondidas’ atrás dos homens, dos seus maridos. Elas também têm as suas próprias histórias, a própria profissão”, enfatiza.

https://www.youtube.com/watch?v=g9OXr3mNuVE

O fotógrafo conta que a coluna é, na verdade, uma série, na qual as mulheres posam com um espelho – objeto muito familiar ao cotidiano feminino – que reflete algum ambiente de BH relacionado à vida da entrevistada. “Ao final, o projeto será transformado em um livro e em exposição”, adianta Nélio.

Seleção

Segundo o fotógrafo, a escolha das personagens foi norteada pela importância que elas tiveram no desenvolvimento da cidade e, até mesmo, do Estado. Como exemplo, cita Tereza Guimarães, que vem contribuindo para a saúde pública, por meio do Hospital da Baleia, do qual é presidente. Norma Salvador – esposa de José Salvador, fundador do Hospital Mater Dei – e Maria Dalva Couto Mendonça – que fundou a Forno de Minas – também terão destaque no projeto, em meio a outras mulheres não menos notáveis.

Para a estreia, Nélio convidou a presidente da ACMinas Mulher, Christina Fabel – destaque no cenário empresarial de Minas Gerais. “A Christina foi fotografada na Praça da Liberdade, entre as palmeiras imperiais, porque, quando criança, passeava por lá com os pais, para tomar sorvete e comer pipoca. Além disso, acompanhou o cortejo fúnebre do Tancredo Neves (1910-1985). É, portanto, um local que remete a várias lembranças”.

Experiência

Nélio Rodrigues é fotógrafo há cerca de 30 anos. Instigado a citar cliques marcantes de sua trajetória, lembra, por exemplo, os feitos durante o movimento “Diretas Já” (1983-1984). Registrou, ainda, passagens do governo de seis presidentes da República, bem como fotografou artistas do naipe de Regina Duarte, Eva Wilma e Ivete Sangalo, para citar alguns.

O carioca participou de individuais e coletivas e faturou, por duas vezes, o Prêmio Abril de Fotografia, além de ter assinado as fotos dos livros “BH Vista do Céu” e “Brasília, 51 anos”.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por