Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Gratuito

Obra de Adélia Prado inspira programação da 13ª edição da Noite Mineira de Museus

Exposições, saraus literários, recitais de poesia, oficinas de criação, contações de história, rodas de conversa e apresentações musicais homenageiam os 90 anos da poeta mineira; 85 cidades recebem programação

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/10/2025 às 16:18.Atualizado em 07/10/2025 às 16:48.

Os 90 anos da poeta mineira Adélia Prado serão homenageados na 13ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. O evento, nesta quinta-feira (9), contará com exposições, saraus literários, recitais de poesia, oficinas de criação, contações de história, rodas de conversa e apresentações musicais em 85 municípios mineiros. Belo Horizonte, Divinópolis, Contagem, Lagoa Santa, Juiz de Fora, Nova Lima e Montes Claros são algumas das cidades. 

A maior parte das atividades culturais é inspirada na obra de Adélia Prado. Em Divinópolis, cidade natal da escritora, a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago propõe "Receitas de poesia: o sabor das palavras de Adélia", uma fusão entre culinária, memória afetiva e poesia. Os participantes serão convidados a explorar como a obra da autora transforma o cotidiano em arte, culminando na criação coletiva de um “livro de receitas poéticas”. 

Em Belo Horizonte, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) sediará o encontro "Adélia Prado: poesia, memória e patrimônio cultural", cuja proposta é estabelecer um diálogo essencial entre a poesia de Adélia Prado e os aspectos da memória e do patrimônio cultural mineiro. A programação completa está disponível neste link.

Projeto chega a mais 11 novos municípios 

A 13ª edição da Noite Mineira marca a expansão do projeto, com a adesão de 11 cidades que participarão pela primeira vez da iniciativa. Os municípios que estreiam nesta edição são: Araçuaí, Abaeté, Baependi, Bonito de Minas, Camanducaia, Capim Branco, Dom Joaquim, Jequitinhonha, Manhumirim, Rio Paranaíba e Senador Amaral. 

Realizada a cada dois meses, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas tem como objetivo promover o uso noturno de museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais, ampliando o acesso da população à cultura em horários alternativos.

O projeto estimula que os espaços culturais ofereçam programações gratuitas à noite, como exposições, rodas de conversa, saraus, oficinas, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outras ações. 

Serviço:

13ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Data: 09/10 (quinta-feira)

Horário: 18h às 22h

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por