
Ao completar duas décadas de uma trajetória marcada por arte, inclusão e solidariedade, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna decidiu celebrar do jeito que melhor sabe: apresentando música de qualidade ao público, com o auxílio luxuoso de nomes como Patrícia Ahmaral, Flávio renegado, Sérgio Pererê, Trio Amaranto e outros artistas mineiros, em um concerto beneficente.
O espetáculo “Clássicos de Minas” é um concerto beneficente que chega com a proposta de homenagear a alma musical do Estado. Será realizado na próxima quarta-feira (12), às 20h30, no Cine Theatro Brasil, no centro da capital mineira. Ingressos à venda pelo Eventim.
Ao longo dos seus 20 anos de formação, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna já se apresentou nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte entre eles: CCBB, Teatro Bradesco, Cine Theatro Brasil Vallourec, Palácio das Artes, Museu de Ciências Naturais da Puc, entre outros. O repertório diversificado e de alta qualidade artística atraiu parcerias com renomados artistas, incluindo os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, o tenor lírico Felipe Peletta, Saulo Laranjeira, Trio Amaranto, DoContra, a banda Tianastacia, entre outros.
História de inclusão e sucesso
Em junho de 2005, o Instituto Ramacrisna criou a Orquestra com o objetivo de incluir a música na realidade de crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, com idades entre 9 e 29 anos, a beleza do universo da música clássica.
Com o projeto, 50 músicos frequentam aulas de teoria musical e prática, em instrumentos de cordas, sopro e percussão. Os renomados professores da família Barros ministram aulas por naipes: Alexandre (sopro) e Elias (violino) acompanham o Maestro Eliseu na missão de promover o desenvolvimento musical desses talentosos músicos.
Em 2024 a Orquestra Filarmônica Ramacrisna viveu um momento histórico em sua trajetória ao celebrar os 65 anos do Instituto Ramacrisna com um espetáculo grandioso ao lado de Seu Jorge.
No palco do Grande Theatro Unimed-BH, nossos jovens músicos tiveram a oportunidade única de compartilhar sua arte com um dos maiores nomes da música brasileira, demonstrando todo o talento e dedicação que fazem da orquestra um projeto transformador. O evento reafirmou a importância da música como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social, emocionando o público e fortalecendo o propósito de levar cultura e oportunidades para mais pessoas.