
Fins de semana, feriados e até mesmo madrugadas adentro. O tempo ideal vai de acordo com o espectador, mas o certo é que o ato de “maratonar” séries já conquistou muita gente. As férias podem ser a época perfeita para a prática, afinal, quanto mais horas livres, melhor. Foi justamente pensando nisso que o Hoje em Dia separou dicas para quem pretende passar boa parte do período de recesso na frente da TV, do computador, tablet ou smartphone.
É possível mergulhar de cabeça nos catálogos de séries disponíveis. A busca pode demorar, mas, para Bruna Dolores, redatora do site Poltrona Nerd, dedicado ao universo geek e à cultura pop, o exercício rende bons frutos. “Além das séries populares, existem outras meio escondidas e esquecidas que podem ser verdadeiros achados”, afirma.
Para quem não gosta de perder tempo, Dolores recomenda séries com reviravoltas e enredos interessantes ou aquelas com capítulos mais curtos. “A Netflix tem algumas com episódios de menos de meia hora, como a nostálgica ‘Everything Sucks’ e o drama/comédia ‘The End of the F***ing World’. Dá para acabar em um dia qualquer uma das duas”, garante.
Já para aqueles que gostam de mergulhar nas tendências e acompanhar os sucessos do momento, ela recomenda produções nostálgicas e de super-heróis. E não faltam exemplos recentes de produções que abordam essas temáticas.
Além de “Stranger Things”, que leva o público de volta aos anos 80, e da quase novata “Glow”, que teve a estreia da segunda temporada no final de junho, ainda há novos episódios de “Três É Demais” e “Gilmore Girls” – êxitos absolutos dos anos 1990.
“Acho legal esse tipo de série para quem viveu no período retratado, porque você começa a lembrar de suas próprias histórias, das roupas bizarras que usava, de como as coisas eram diferentes. E adoro ver uma geração mais jovem se interessando pelo passado não tão distante. Isso mantém essas coisas vivas por mais tempo”, acredita.

Segunda temporada de Luke Cage está disponível no Netflix
No que tange o universo dos superpoderes, Bruna Dolores também faz suas indicações. Somente na Netflix, há gama diversa com “Os Defensores” que, além da série do grupo, também esmiúça a trajetória de cada um dos membros em “Demolidor”, “Jessica Jones”, “Punho de Ferro” e “Luke Cage” – que, inclusive, ganhou recentemente uma temporada inédita.
Três dias sem parar é a média mundial de tempo que assinantes da Netflix passam “maratonando” uma série, segundo a plataforma
Investigação
Com forte apelo, as séries investigativas e policiais são outra boa dica para quem procura o que “maratonar” nas férias. Esses gêneros são, inclusive, os favoritos do estudante de engenharia Pedro Rocha, de 21 anos.
“Gosto desse tipo de série, porque prende mais a minha atenção”, justifica, citando entre as preferidas as produções “NCIS”, exibida no Brasil pelo canal por assinatura AXN, e “Hawaii Five-0”, também transmitida pela TV fechada.
“Maratonista” declarado, ele confessa que costuma ver entre 10 e 11 episódios em uma “sentada”. Apesar de não planejar muito as maratonas, ele já sabe o que vai assistir nas férias. “Quero começar ‘Sherlock Holmes’ e terminar ‘Narcos”, conta.