
Fruto de uma colaboração entre a Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e o Projeto República, centro de memória e documentação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a revista cultural O Mantiqueira lança sua edição de estreia neste sábado (20). A publicação, com formato de suplemento e distribuição gratuita, tem como objetivo refletir sobre a história e a construção de identidades regionais, unindo o acervo do museu Carde a propostas de design.
O projeto editorial, coordenado pela professora Heloisa Starling, da UFMG, tem como foco principal contar as histórias do século XXI, abordando temas como a memória e a relação do homem com a natureza e o território. A edição zero, por exemplo, traz reflexões sobre a ocupação caipira e o equilíbrio delicado entre cidades e florestas.
A revista, com periodicidade quadrimestral, será distribuída na sede do Carde, em Campos do Jordão, e em diversos pontos como livrarias, bancas, escolas e universidades da região. O material também estará disponível para download.
A publicação ainda dedica espaço à cultura e à reflexão sobre democracia, com uma entrevista do historiador Evaldo Cabral de Mello e matérias sobre a obra do artista Heitor dos Prazeres.
A Fundação Lia Maria Aguiar, que financia o projeto, foi criada pela herdeira do grupo Bradesco, Lia Maria Aguiar, que prometeu doar seu patrimônio à instituição que leva seu nome.