O público assiste às apresentações musicais realizadas nas janelas dos casarões (Elvira Nascimento Fotografia)
Para quem não conhece ou gostaria de rever uma das mais tradicionais manifestações culturais de Minas, pode se programar: a Vesperata de Diamantina vai se apresentar pela 1ª vez no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
O repertório que abragem diversos estilos, do rock ao sertenejo, do clássico ao pop internacional, será apresentado das sacadas da antiga sede do Governo de Minas, que fica na Praça da Liberdade, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital.
A Vesperata de Diamantina encanta o público local e os visitantes há mais de duas décadas. Pela tradição e relevância, desde 2016, o concerto ao ar livre possui o título de patrimônio cultural de Minas Gerais.
Os músicos realizam o espetáculo das sacadas dos casarios seculares da Rua da Quitanda, atraindo o público que confere a apresentação da rua. A Vesperata nasceu de uma tradição religiosa, nos séculos XVIII e XIX, quando, no período das vésperas – a parte da Liturgia das Horas, ritual católico de oração celebrado à tarde – músicos tocavam instrumentos nas sacadas e janelas dos casarões.
Atualmente, o evento não possui mais cunho religioso, com a orquestra formada pela banda militar de Diamantina e pela banda mirim.
Serviço:
Vesperata de Diamantina em Belo Horizonte
Data: segunda-feira (9)
Horário: 20h
Local: Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº – Savassi)
Entrada gratuita
Leia mais:
Nando Reis apresenta nova turnê 'Uma Estrela Misteriosa' em BH
Mercado Central de Belo Horizonte revela novo nome antes de completar 95 anos