experiência sensorial

Projeto “De Pão & Queijo” une cultura, gastronomia mineira e tecnologia

Programação nesta sexta e sábado acontece no Parque do Palácio, região centro-sul de BH

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/08/2025 às 16:20.
 (Sylvia Moyen/divulgação Malab)
(Sylvia Moyen/divulgação Malab)

Cultura alimentar, história e inovação conectadas em experiências sensoriais ao ar livre é a proposta da 1ª edição do Projeto “De Pão & Queijo - Arte, Sabores e Modos de Fazer” nesta sexta (15) e sábado (16) no Parque do Palácio Mangabeiras, de 9 as 22h, em Belo Horizonte. Na Feira de Sabores, público vai poder conferir iguarias que são marcas da gastronomia mineira, além de vinhos, cervejas artesanais, cafés e chás, além de azeites produzidos na Serra da Mantiqueira. 

Programação inclui shows de violonistas consagrados como Juarez Moreira, Thiago Delegado e Khadhu Capanema, o som contemporâneo de bandas como No Label, Velvet, Jurassic, além dos Djs Motoca e Bruna Castro.  Curadora do Salão das Artes, Mary Arantes, mais conhecida como Mary Design, vai levar ao primeiro andar do Palácio muita arte popular brasileira, design, moda e gastronomia, resultado de anos de precioso garimpo. Para dialogar com a proposta do Festival, cerâmicas utilitárias e decorativas, objetos em madeiras, roupas de mesa e cozinha, cadeiras coloridas, cangas e muito mais para contemplar a paisagem do Parque. 

“Este projeto nasceu do desejo de unir a força da nossa tradição alimentar com as linguagens contemporâneas da arte e da inovação. O pão de queijo é apenas o ponto de partida para uma experiência que mistura cultura, afeto e futuro”, explica o gestor cultural Aluizer Malab, idealizador do evento.

Nos destaques gastronômicos, nomes de peso, como Flávio Trombino (Xapuri), a cozinha de fogo do especialista em pescados e carnes exóticas Chef Helvécio Maciel, Henrique Gilberto (Forno da Saudade), Caio Soter (Bar Pirex), André Prates (Coal), a Rota do Queijo, façanha do produtor cultural Jordane Macedo, a Pão de Queijaria, a cervejaria Krug Bier, Paula Macieira (Hogdidi), Marília Balzani (Café Magrí) e Botânico, complementam os dois dias de muito sabor, degustações, shows e interações com arte digital. O evento oferecerá também oficinas gratuitas, além de ações educativas sensoriais abertas ao público. 

Arte digital
O projeto contará também com um festival complementar, o “Convergência”. A iniciativa convida o público para uma programação voltada a experiências digitais, com música eletrônica, inteligência artificial e tecnologias interativas.  A proposta é levar o visitante a um mergulho na arte digital e nas tecnologias imersivas, propondo conexões entre a criatividade, a inovação e a sustentabilidade, sempre em diálogo com o meio ambiente.

Entre os destaques da programação, estão o projeto “1mpar”, do artista digital, músico e designer Henrique Roscoe, responsável por desenvolver instalações interativas e vídeo cenários para bandas como Earth Wind and Fire, Skank e Roberto Carlos. 

O Convergência também terá exibições de cinema de uma edição especial do Matula Film Festival. Serão dois horários por dia, 10h30 e 16h, com filmes, bate-papos e degustações de restaurantes participantes do projeto.

Serviço:
Evento: De Pão & Queijo – Arte, Sabores e Modos de Fazer
Datas: 15 e 16 de agosto de 2025
Horário: Das 9h às 22h
Local: Parque do Palácio – Prof. Djalma Guimarães, 161 - Portaria 2, Belo Horizonte
Vendas: Sympla

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por