MÚSICA

Projeto 'Domingo no Museu' terá Jhê Delacroix e Thiago Amud, com entrada franca

Da Redação
30/06/2022 às 13:43.
Atualizado em 30/06/2022 às 14:50
Repertório oito músicas autorais que farão parte do primeiro álbum solo da artista (Luciano Viana/Divulgação)

Repertório oito músicas autorais que farão parte do primeiro álbum solo da artista (Luciano Viana/Divulgação)

O segundo show da temporada 2022 do projeto "Música no Museu da Pampulha" acontecerá neste domingo, às 11 horas, com um repertório que transita da música cabo-verdiana à nova MPB de vanguarda, das releituras do brega e do pagode à contação de histórias para crianças.

No palco estarão Jhê Delacroix, nos vocais e performance, e Thiago Amud, no violão e direção musical. A apresentação nasceu a partir dos diálogos de Delacroix, cantriz, compositora e contadora de histórias, ex-vocalista dos blocos Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro e Morerê.

Imaginado como uma narração de histórias, “Macro-Jhê” tem no repertório oito músicas autorais que farão parte do primeiro álbum solo da artista, “KRIOL”, sendo três delas em crioulo cabo-verdiano, fruto de seu projeto com Paulim Sartori; e outras três composições de artistas consagrados e da nova geração, como Sergio Ricardo, Lucas Felipe e Thiago Amud - este último, compositor, arranjador e violonista que é parceiro de nomes como Guinga, Sergio Assad, Zé Paulo Becker.

Carregado de ecletismo, brasilidade e experimentalismo, o show de Jhê, primeira cantora do sexo feminino a vencer o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, em Belo Horizonte, por duas vezes consecutivas (2017 e 2018), resgata a sonoridade da MPB que teve seu apogeu nos anos 60/70 e que, apesar de permanecer viva e potente nos trabalhos de inúmeros artistas nacionais, ocupa um papel de coadjuvante na cena cultural brasileira.

Neste trabalho, Delacroix reafirma, também, o seu posicionamento em fomentar e reafirmar a importância de as compositoras mulheres conquistarem cada vez mais espaço neste campo de criação de canções que ainda é predominantemente masculino. Recentemente, a artista foi a única brasileira selecionada para o One Beat, intercâmbio de criação musical realizado em abril deste ano nos Estados Unidos.

SERVIÇO

"Macro-Jhê" - com Jhê Delacroix e Thiago Amud, neste domingo, às 11 horas, no Museu Casa Kubistchek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188, Pampulha). Acesso gratuito, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por