MÚSICA

Quarteto Boulanger lança CD neste sábado, na Fundação de Educação Artística

Da Redação
Publicado em 09/04/2022 às 08:28.
Quarteto é formado por musicistas oriundas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Alexandre Rezende/Divulgação)

Quarteto é formado por musicistas oriundas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Alexandre Rezende/Divulgação)

As musicistas do Quarteto Boulanger – formado por Jovana Trifunovic (violino/Sérvia), Flávia Motta (viola/Brasil), Lina Radovanovic (violoncelo/Sérvia) e Ayumi Shigeta (piano/Japão – lançam, neste sábado, às 18h, na Fundação de Educação Artística, o CD "Entre brumas e fúrias", álbum de música de câmara contemporânea, feito e interpretado por mulheres. 

Todas com vasta experiência internacional, as quatro acabaram se encontrando no Brasil por meio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A convivência de quase uma década e a vontade de criar sons na intimidade da música de câmara motivaram, em 2016, a formação do Quarteto e, já em 2017, a gravação do álbum Folhagens, com obras do compositor contemporâneo Harry Crowl.

O nome do grupo é uma expressa homenagem a uma das maiores mulheres da História da Música, a compositora, regente e professora Nadia Boulanger (França, 1887-1979). Cada vez mais inspiradas em Boulanger, as quatro componentes do grupo têm buscado, com suas visões e ideias sobre o trabalho musical em nível de excelência, incrementar a pesquisa e a divulgação do campo composicional feminino para sua formação musical.

“Todas nós levamos cerca de 20 anos tocando música erudita de diferentes gêneros e estilos, tanto no Brasil quanto no exterior. São programas sempre muito variados, com compositores famosos e, também, compositores pouco conhecidos. Mas a verdade é que, poucas vezes, compositoras, mulheres, fizeram parte do enorme repertório que já ensaiamos e tocamos”, relata a violista do Quarteto, Flávia Motta.

Tornou-se um desafio mundial conquistar a escuta de múltiplas vozes nas sociedades modernas e isso se reflete na música de concerto. Em recente pesquisa da Fundação Donne (donne-uk.org), com sede em Londres, dentre 100 orquestras de 27 países analisados na temporada 2020-2021, apenas 5% das 14.747 obras apresentadas foram compostas por mulheres. Mais ainda: apenas 1,11% das peças foram compostas por mulheres negras e asiáticas. Outro dado alarmante é que, de todo o repertório, somente 2,43% corresponde a obras compostas por homens negros e asiáticos. “A história — diz o chefe executivo da Royal Philharmonic Society, James Murphy — fez o brilhante trabalho de nos fazer pensar que a música clássica é branca e masculina. Não é”.

É nesse contexto que o próprio álbum Entre brumas e fúrias foi ganhando forma e estimulando as musicistas do Quarteto Boulanger a gravar/encomendar cinco peças a cinco compositoras brasileiras, com idades entre 37 e 88 anos. “Cada uma tem seu próprio estilo, sua própria linguagem. E cada uma também nos ofereceu um tema diferente, sem que a gente tivesse pedido que fosse assim, seja nas duas obras que já estavam prontas — mas ainda inéditas —, seja nas obras encomendadas especialmente para esse trabalho”, comenta Flávia Motta. Ao final, diz a pianista Ayumi Shigeta, “juntas, compositoras e intérpretes tornamos visíveis e audíveis nossas visões musicais e percepções sobre a época em que vivemos. Creio que, dessa forma, podemos contribuir para a descoberta de outras nuances e formas de interpretação da vida e da arte”.

Gravado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o CD estará disponível, nas principais plataformas de streaming, a partir de 9 de abril, data do lançamento. No Brasil, o álbum será distribuído pela Tratore, que disponibiliza a venda pelo site www.tratore.com.br, no valor de R$ 20, assim como nas lojas digitais (amazon.com.br, americanas.com e submarino.com, dentre outras) e nas lojas especializadas, como Acústica CD (rua Fernandes Tourinho, 300, Savassi) e Discoplay (rua Tupis, 70, Centro), em Belo Horizonte (MG).

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por