Quase "perdido", filme de Humberto Mauro está sendo recuperado

Publicado em 11/12/2015 às 14:36.Atualizado em 17/11/2021 às 03:18.
 (Hoje em Dia)
(Hoje em Dia)

O longa-metragem "A Noiva da Cidade", lançado em 1978 e dirigido por Humberto Mauro, será recuperada pelo governo estadual, através do programa "Filme em Minas" e do empenho do  historiador mineiro André Martins Borges.

A obra está sendo recuperada pelo Museu de História e Ciências Naturais e tem Elke Maravilha no papel principal. Com trilha original de Chico Buarque e Francis Hime, o enredo trata da história de uma famosa atriz que volta à sua cidade natal em busca de refúgio, mas a aventura parece impossível, pois toda a cidade se apaixona por ela.

André Martins reconhece a importância da preservação e resgate de traços que constroem a identidade mineira e vem trabalhando com preservação da memória audiovisual desde 2005.

O historiador descobriu uma única cópia do filme, em Betacam, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio. Os recursos do Filme em Minas, no valor de R$39 mil, serviram para restaurar e digitalizar a cópia da fita, que já estava em estado terminal. O processo de digitalização já está na fase final.

Em janeiro, na cidade de Volta Grande, terra natal de Humberto Mauro e locação principal das filmagens, o longa será lançado. 2 mil cópias em DVD e 300 em blu-ray de “A noiva da cidade” serão distribuídas gratuitamente para entidades educacionais e culturais em Minas Gerais e demais estados.

André Martins ainda acrescentou um extra ao DVD que consiste em documentário, com entrevistas de moradores da região que participaram das gravações e com a estrela do filme - Elke Maravilha -, bem como um making of com as curiosidades das gravações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por