Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Segunda-Feira,29 de Abril

Sambajazz inspira doutorado e álbum de Gabriel Improta

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
10/06/2016 às 18:37.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:50

(Valeria Vega/Divulgação)

O doutorado do músico Gabriel Improta sobre o movimento do sambajazz que se mistura com a bossa nova e floresceu nos anos 50 e 60, defendido na PUC-Rio, rendeu mais do que uma tese. O músico se valeu da pesquisa para construir a sonoridade de “Milagre”, álbum que acaba de lançar e que conta com participações estelares, como o saxofonista Carlos Malta, o percussionista Marcos Suzano, o pianista João Donato e o trombonista Raul de Souza.

“Este foi um ponto de partida que determinou não tanto os arranjos e a escolha da músicas, mas principalmente a escolha dos instrumentos e o espírito de liberdade musical que quis imprimir ao CD. Dois músicos importantes que fizeram parte do movimento participam do CD, o Raul de Souza e o João Donato, este me deu a honra de gravar comigo ao piano uma música inédita sua, ‘Férias no Acre’”, diz Improta, que já acompanhou Maria Bethânia, Caetano Veloso e outros famosos.

Além de três músicas autorais e o presente de Donato, o repertório conta ainda com “Passarim”, de Tom Jobim, “7 Anéis”, de Egberto Gismonti, “Arrocho”, de Ion Muniz, e “Eu Vim da Bahia”, de Gilberto Gil. A faixa-título é uma composição de Dorival Caymmi.
“Uma característica que quis dar ao CD foi a qualidade dos músicos a fim de garantir um bom bate-bola, ou diálogo musical”, afirma Improta, que toca violão e guitarra nas dez faixas. “O CD foi gravado quase todo ao vivo no estúdio, com os músicos tocando simultaneamente, conversando musicalmente entre si”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por