LITERATURA

Semana de Arte de Moderna completa 100 anos e é celebrada em podcast

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
14/02/2022 às 18:29.
Atualizado em 14/02/2022 às 20:09
Drica Moraes e Fláva Guayer estão à frente do programa "Palavra Alada" (RICARDO FASANELLO/DIVULGAÇÃO)

Drica Moraes e Fláva Guayer estão à frente do programa "Palavra Alada" (RICARDO FASANELLO/DIVULGAÇÃO)

Início da consolidação do modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna completa 100 anos. Realizado entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal em São Paulo, o evento apresentou novas ideias e conceitos artísticos, a partir de nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

"(Representou) um alavanque para uma geração de escritores que queriam se expressar livres das regras de métrica, que queriam poder escrever como se fala ou se sonha, por exemplo", observa Flávia Guayer, roteirista e diretora do podcast "Palavra Alada", que faz a sua estreia justamente com um programa dedicada à Semana de Arte Moderna.

Apresentado pela atriz Drica Moraes, o podcast tem curadoria do escritor, poeta e acadêmico Antônio Carlos Secchin e já está disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio. O projeto é uma extensão da série audiovisual homônima lançada em 2021, na TV Escola (TV por assinatura).

"(A Semana trouxe) temas como a urbanização e as novas tecnologias que surgiam, mas sempre valorizando nossa cultura mestiça e criando pontes entre o erudito e o popular", destaca Flávia. Dividido em duas partes, o programa apresenta informações relevantes expostas com a maior leveza possível, eventualmente até com humor.

"Drica e Secchin conduzem os ouvintes com um conteúdo consistente numa linguagem acessível, bem-humorada e leve. Primeiro, a Drica traz uma visão global da primeira fase do modernismo, fala de como a Semana de 22 se organizou, aconteceu e repercutiu, e recita trechos de alguns poemas. Depois telefona para o Secchin para aprofundar alguns pontos", detalha.

A ideia inicial, de acordo com Flávia Guayer, é falar sobre as 17 fases da literatura brasileira. "Estamos começando com essa temporada piloto sobre as três fases modernismo na TV (disponível no YouTube da TV Escola e na plataforma Tamanduá Edu) e agora com o podcast. Mas ainda não sabemos o que vem pela frente", registra.

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por