Semana Nacional dos Museus tem programação variada em espaços da capital e Região Metropolitana

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
18/05/2015 às 12:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:05
 (Rossana Magri/ Divulgação)

(Rossana Magri/ Divulgação)

A Semana Nacional dos Museus vai contar com programação diversificada para quem estiver em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. De samba à música e poesia, para crianças, jovens e adultos.

O Centro Cultural UFMG, por exemplo, recebe a Velha Guarda do Samba de BH na quarta (20) às 20h30. Lá, os mestres da  Velha Guarda participam do projeto Música e Poesia.  Antes do show, às 18h30, será exibido o documentário Roda, produzido em 2011 sobre os mestres. O Centro está localizado na avenida Santos Dumont, 174, Centro.

Inhotim

A Semana também marca presença em Inhotim entre os dias 19 e 24 de maio. Com o tema "Museus para uma sociedade sustentável", a programação foi escolhida pelo Instituto para inaugurar um novo espaço, a “Estação Educativa”. Trata-se de um local de convivência, consulta e aprofundamento sobre as exposições e obras do que compõem os acervos.

A programação da semana ainda inclui visitas mediadas em pontos, atividade recreativa e oficina de chás. Todas as atividades são gratuitas para o visitante e acontecem no Ateliê 1 - no Centro Educativo Burle Marx. Confira a programação especial do Instituto:

Mediação em Pontos
Um novo modelo de mediação de visitas será implementado no Inhotim nestes dias. Os visitantes receberão um roteiro que explora seis pontos dos acervos artístico e botânico do Instituto.  O roteiro estimula  uma visita autônoma com reflexões sobre o tema da sustentabilidade.  Assim, o visitante  poderá conhecer um Inhotim sendo guiado por uma temática diferenciada. Dias 19, 21 e 22 de maio (terça, quinta e sexta), das 12h30 e 15h30 – conversa com mediadores na Estação Educativa

Jogo Pequeno Descobridor - Mitos e Histórias do Inhotim
Esta atividade é direcionada para as crianças. No jogo Pequeno Descobrir, o público infantil  será convido a decifrar histórias e mitos relacionados aos acervos do Inhotim por meio de pistas distribuídas em três diferentes pontos do eixo amarelo (área central) do parque. Uma maneira divertida de conhecer informações importantes sobre o Instituto. Dia 20 de maio (quarta), das 10  às 12h30 e das 14 às 16h

Oficina de Chás Quilombolas
No sábado e no domingo, os visitantes terão a oportunidade de entender a tradição da cultura de chás presente nas comunidades quilombolas da região de Brumadinho. Ao final da oficina, haverá uma degustação de chás preparados com ervas presentes na região de Brumadinho. Para participar da oficina, é necessária uma inscrição prévia por meio do endereço eletrônico info@inhotim.org.br. Serão disponibilizadas 15 vagas por oficina. Dias 23 e 24 de maio (sábado e domingo), das 11 às 12h30; das 14h30 às 16h.

Confira os outros espaços que contam com programação especial para a Semana

Centro Cultural UFMG: www.ufmg.br/centrocultural

Centro de Memória da Medicina: www.medicina.ufmg.br/cememor

Centro de Referência em Cartografia Histórica: www.ufmg.br/rededemuseus/crch

Espaço do Conhecimento: www.ufmg.br/espacodoconhecimento

Museu de Ciências Morfológicas: www.ufmg.br/rededemuseus/mcm

Museu de História Natural e Jardim Botânico: www.ufmg.br/mhnjb

Museu Itinerante Ponto: www.museu.cp.ufmg.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por